Destaque Novidades

Jeep, Fiat e Alfa Romeo terão SUVs pequenos baseados no Peugeot 208

Plataforma modular CMP do Peugeot 208 será usada por novos SUVs da Jeep, Fiat e Alfa Romeo, com direito a eletrificação total
Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]

Os primeiros passos da Stellantis começam a tomar forma. Além do já confirmado mini Jeep Renegade, o grupo terá novos SUVs pequenos baseados na plataforma do Peugeot 208. Além disso, eles serão vendidos também em versões 100% elétricas.

Esses novos SUVs subcompactos terão como base a plataforma modular CMP (Compact Modular Platform) que hoje o lado PSA da Stellantis usa em Peugeot 208 e 2008, Opel Corsa e Mokka e será empregada no Brasil no sucessor do Citroën C3.

A base é bastante flexível, leve e robusta, garantindo que SUVs com pegada off-road de verdade, como o modelo da Jeep, tenham seus atributos garantidos. A grande vantagem, no entanto, está na possibilidade de eletrificação total. A base permite versões 100% elétricas, como já é ofertado em 208, Corsa e Mokka.

Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]
Jeep Renegade Moab [Auto+ / João Brigato]
A grande questão será adaptar o sistema de tração nas quatro rodas para o modelo da Jeep. Afinal, ainda que ele seja menor que o Renegade, terá de enfrentar trilhas off-road e ter tração 4×4 em alguma versão – algo que faz parte do DNA da marca norte-americana.

A ideia é que esse mini-Renegade seja lançado globalmente em julho de 2022 com fabricação na Polonia, segundo o Automotive News Europe. As chances de ele ser oferecido no Brasil são grandes, apesar do possível conflito de preço com o SUV do Argo.

Fiat Argo 1.0 [Auto+ / João Brigato]
Fiat Argo 1.0 [Auto+ / João Brigato]

Fiat e Alfa Romeo também terão SUVs

Por falar em SUV da Fiat, a marca italiana também aproveitará da plataforma do Peugeot 208 para desenvolver um modelo para si. Ele será destinado ao mercado europeu e não deve vir ao Brasil, já que as soluções locais usarão base do Argo. É possível que ele chegue um ano depois do equivalente Jeep.

Nesse entremeio, a Alfa Romeo terá um inédito SUV compacto. Rumores apontam para o uso do nome Brennero para se situar abaixo do Tonale e do Stelvio. Vale lembrar que o Stelvio é baseado na plataforma Giorgio de tração traseira e o Tonale usará a atual base de Renegade, Compass e Toro.

Alfa Romeo Tonale Concept (divulgação)

>>Tribo Cherokee exige que Jeep pare de chamar seus SUVs assim

>>Land Rover Defender pode virar picape e competir com Jeep Gladiator  

>>Carros da Fiat e Jeep custam mais caros no estado de São Paulo

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar