Destaque Novidades

Jeep Gladiator: preço, itens, motor e porque não veio diesel

Primeira caminhonete da Jeep vendida no Brasil preenche espaço entre Fiat Toro e RAM 1500 e é derivada do Wrangler
Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]
Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]

A linha de picapes da Stellantis está prestes a ser completada. Hoje existe um espaço gigantesco entre Fiat Toro e RAM 1500. Mas parte dele começa a ser preenchido pela nova Jeep Gladiator e em breve também pela Peugeot Landtrek e RAM 1500 Classic. Ela chega por R$ 499.990 somente na versão Rubicon e sem motor diesel.

Motor e câmbio

Debaixo do capô a Jeep Gladiator conta com motor V6 3.6 Pentastar a gasolina com 284 cv e 35,4 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas.

Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]
Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]

Por que não veio o diesel?

A legislação brasileira exige que para um carro ter motor diesel seja necessária tração nas quatro rodas com reduzida, algo que a Gladiator tem. Mas uma picape diesel obrigatoriamente deve levar 1 tonelada de peso na caçamba.

A Jeep divulga 674 kg de capacidade de carga, o que a torna próxima à Fiat Strada que leva 650 kg na versão cabine dupla. Só que na cabine simples são 720 kg, ou seja, mais que a Gladiator. A Jeep não achou justificativa para mudar toda geometria de suspensão do carro somente para uma exigência brasileira.

Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]
Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]

Itens de série

Vendida somente na versão topo de linha Rubicon, a Gladiator vem muito bem equipada. De série traz tração nas quatro rodas com cinco modos diferentes, bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro e traseiro, câmera frontal, câmera de ré e barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica.

 [divulgação]
[divulgação]
Vem ainda equipada com assistente de descida, assistente de partida em rampa, rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto, faróis e lanternas full-LED, Lud diurna de LED, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]
Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]
A lista ainda é complementada com sistema de som Alpine com subwoofer removível que funciona como caixa de som Bluetooth, chave presencial, volante com ajuste de altura e profundidade, chave presencial, ar-condicionado digital de duas zonas monitoramento de pressão dos pneus, sensor de ré e tomada 220V na caçamba.

Cores

A Jeep Gladiator vem em três cores especiais de lançamento que podem ser descontinuadas depois: Prata Zenith, Vermelho Snazzberry e Amarelo Gobi. Já as cores padrão são Vermelho Firecracker, Branco Bright, Cinza Sting, Granite Crystal e Preto.

Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]
Jeep Gladiator Rubicon [divulgação]

Dimensões

Maior que todas as picapes médias à venda no Brasil, a Jeep Gladiator conta com 5,59 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,90 m de altura e entre-eixos de 3,48 m.

A caçamba tem internamente 1,53 m comprimento, 1,44 m de largura e 86 cm de altura. Leva até 1.000 litros de itens, desde que não exceda 674 kg de capacidade. A Gladiator pesa 2.261 kg, mas pode rebocar até 3.138 kg.

 [divulgação]
[divulgação]

>>Mitsubishi L200 Triton Sport não merece estar onde está | Avaliação

>>Ford Ranger FX4 ficou a um passo de ser a Ranger definitiva | Avaliação

>>Toyota Hilux SRX: regalias de Corolla com apetite pela terra | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva