Destaque Moto+

Kawasaki prepara moto híbrida com sistema parecido com o do Corolla

Ao contrário dos carros, as motos ainda não têm sistemas híbridos em larga escala, algo que a Kawasaki quer mudar
Kawasaki terá moto híbrida em breve [divulgação]
Kawasaki terá moto híbrida em breve [divulgação]

A ideia de uma moto híbrida paira no imaginário dos motociclistas há anos. Apesar de a Honda já ter apresentado o scooter PCX Hybrid, a eletrificação parcial das motos ainda não é uma realidade em larga escala – algo que a Kawasaki quer mudar.

O inédito sistema híbrido da marca se aproxima bastante ao usado nos carros, como no caso do Toyota Corolla Hybrid. Tanto no sedã japonês quanto na moto, o sistema utiliza motor elétrico em baixas velocidades na cidade para economizar combustível.

A partir do momento em que o piloto acelera mais, entra o motor a combustão para garantir força e bons rendimentos. Já em locais de média velocidade, o sistema híbrido da Kawasaki consegue gerenciar os dois motores para que eles trabalhem juntos.

É exatamente o mesmo funcionamento do conjunto híbrido que a Toyota usa há anos em seus carros e que ganhou maior abrangência no Brasil por conta do Corolla Hybrid. O carregamento das baterias é feito através da frenagem e do próprio motor a combustão, não havendo necessidade de colocar a moto na tomada.

>>Honda Biz 125 2021 chega por R$ 10.590

>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?

>>Honda CRF 2021 em pré-venda no Brasil a partir de R$ 48.690

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva