Destaque Novidades

Kia apresenta novo logo e confirma rival do Fiat Pulse no Brasil

Entre as novidades mais importantes da Kia para os próximos meses no Brasil está o SUV Stonic rival do Fiat Pulse
Novo logotipo Kia [divulgação]
Novo logotipo Kia [divulgação]

Apresentado há 11 meses lá fora, o novo logotipo da Kia foi oficializado no Brasil. E não somente isso: a marca sul-coreana também mudará de nome. Kia Motors do Brasil sai de cena para a entrada da Kia do Brasil. O sobrenome Motors, que ninguém usava, também foi removido em outros países. Mas a maior novidade é a confirmação do rival do Fiat Pulse.

Promessa de anos da Kia, o SUV compacto Stonic será o primeiro modelo da marca sul-coreana nessa categoria. Ele estreia com conjunto micro-híbrido composto pelo motor 1.0 TGD-i dos primos Hyundai HB20 e Creta, porém com artifício de um pequeno motor elétrico para reduzir consumo e emissões.

Esse motor elétrico substitui o alternador, mas o Stonic será movido somente a gasolina. Por conta disso, entrega 120 cv e 20,4 kgfm de torque. A potência é exatamente a mesma dos irmãos Hyundai, mas o torque é 2,9 kgfm mais generoso. Na prática, ele tem o mesmo torque que o Fiat Pulse e que o VW Nivus, mas 10 cv a menos que o italiano.

A transmissão do Stonic é automática tradicional com sete marchas, mesmo número de marchas que o Fiat Pulse simula em sua transmissão CVT. O consumo, entretanto, será o grande chamariz do modelo coreano: 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. O Fiat Pulse é mais econômico na estrada (14,6 km/l), mas bebe mais na cidade (12 km/l).

Kia eletrificada

A Kia também tem pronto para o lançamento o SUV híbrido Niro. Com porte para brigar em pé de igualdade com o Toyota Corolla Cross, ele tem motor 1.6 aspirado de 105 cv e um elétrico de 44 cv. Combinados, eles produzem 141 cv e 27 kgfm de torque com consumo de 21 km/l. Ele deveria ter sido lançado neste ano, mas deve ficar para 2022.

Kia Niro [divulgação]
Por fim, a marca sul-coreana prometeu que lançará sete carros 100% elétricos até 2027. Esses lançamentos serão a nível global, mas a marca pretende trazer alguns deles para o Brasil.

>> Cerato 2022 é apresentado nos EUA e deve chegar ao Brasil em 2022

>>Kia Stonic será vendido no Brasil em quatro versões

>>Em sua quarta geração, nova Carnival chega por R$ 479.990

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar