Destaque

Somente com SUV Seltos, Kia vende mais que VW, Renault e Ford na Índia

SUV compacto Seltos é o grande responsável pelo sucesso da marca na Índia. Será que vai repetir o feito no Brasil?
Kia Seltos
Kia Seltos [divulgação]

Confirmado para ser lançado no Brasil, o SUV compacto Seltos tem provado ser um grande acerto da Kia. Praticamente sozinho, ele fez com que a marca sul-coreana se tornasse a terceira mais vendida de toda Índia, superando marcas fortes como Volkswagen, Renault, Ford, Mahindra e Tata.

Lançado há um ano, o Seltos foi o primeiro carro da Kia a ser vendido na Índia e já mostrou ser um sucesso. No acumulado de 2020, ele chegou a ser o SUV mais vendido do país em duas ocasiões e constantemente figura na lista dos carros mais comercializados da Índia.

Ele replica o sucesso de seu primo Hyundai Creta, com o qual divide plataforma e motores, mas não o estilo polêmico. Depois de levar a Kia sozinha, o Seltos ganhou recentemente o reforço da minivan grande Carnival, a qual vende cerca de 150 unidades por mês desde que foi lançada.

Se é notável o fato de que o Seltos conseguiu sozinho colocar a Kia em terceiro lugar entre as fabricantes mais vendidas da Índia, pense só que ela deixou para trás marcas extremamente populares e com uma linha de modelos muito maior.

Kia maior que Ford, VW, Renault, Honda e Toyota

No primeiro semestre de 2020, foram vendidos 48.613 carros da Kia na Índia, sendo quase 100% desse volume só do Seltos. A liderança de mercado ficou com a Maruti Suzuki com 414.490 carros comercializados, seguida pela Hyundai com 134.515 carros emplacados.

A Kia em seu terceiro lugar ficou à frente das tradicionais montadoras indianas Tata (46.299 unidades) e Mahindra (44.889 unidades), sendo que essa última já atuou no Brasil. Por falar em nosso país, a vice-líder nacional, a Volkswagen, é somente a 12ª marca mais vendida da Índia com 4.324 carros vendidos no primeiro semestre de 2020.

Outra gigante no Brasil, mas que é pequenina na Índia, é a Ford com 18.629 carros vendidos e a 8ª posição no ranking geral. Ela é seguida pela Renault, em sétimo lugar, com 26.245 unidades vendidas, sendo grande parte delas de Kwid e da minivan Triber.

A Toyota está logo acima, na sexta colocação com 28.686 carros vendidos, enquanto sua rival Honda vendeu no primeiro semestre 17.678 carros na Índia.

Seltos vai repetir o sucesso no Brasil?

Confirmado pela fabricante sul-coreana para ser importado para o Brasil entre o final de 2020 e início de 2021, o Seltos é a grande aposta da Kia para o nosso país. Ele será o primeiro SUV compacto da marca por aqui e poderá retomar os volumes de venda expressivos que a Kia tinha antes do Inovar Auto com Cerato, Soul e Sportage.

Kia Seltos
Kia Seltos [divulgação]
O Kia Seltos divide com o Hyundai Creta a plataforma e o conjunto mecânico. Por isso, espere que por aqui ele use motor 1.6 flex de 130 cv e 2.0 flex de 166 cv. A transmissão automática será padrão como em todos os carros da Kia no Brasil. Caso a marca acerte no preço, as chances de ter sucesso no Brasil também são grandes.

>>Kia Sonet será revelado em 7 de agosto e tem tamanho de EcoSport

>>Kia Rio tem novidades em visual e motorização

>>Kia Optima tem patentes registradas no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar