Destaque

Kia Sonet 7 é o primeiro SUV subcompacto de 7 lugares

Depois do Hyundai Alcazar, o Creta 7 lugares, a Kia conseguiu espremer dois lugares extras em um SUV menor que um Jeep Renegade
Sonet
Kia Sonet (divulgação)

Depois de conseguir encaixar 11 lugares na nova geração da Carnival, a Kia foi além com o Sonet. O primeiro SUV subcompacto da marca ganhou uma nova versão com sete lugares. Sim, um SUV menor que um Jeep Renegade consegue levar tanta gente em seu interior quanto uma Chevrolet Spin.

Apresentado na Indonésia, o inédito Kia Sonet 7 tem apenas 4,12 m de comprimento e leva mais gente que muito SUV maior que ele. Apenas para efeito de comparação, SUVs de sete lugares no Brasil, como CAOA Chery Tiggo 8 e VW Tiguan Allspace, chegam aos 4,70 m de comprimento.

Para acomodar os passageiros extras, a Kia não mexeu na largura de 1,79 m e na altura de 1,64 m da versão indiana. O único ponto diferente foi o comprimento, espichado em 12 cm em relação ao modelo encurtado. Fica só a dúvida se os bancos traseiros realmente acomodam duas pessoas ou são meramente decorativos.

Visualmente não há alterações entre o Sonet 7 e o Sonet de cinco lugares. O pequenino SUV carrega visual agressivo, com dianteira marcada por uma enorme grade frontal ligada aos faróis de LED. O para-choque tem estilo esportivo com uma inserção de plástico cinza na parte inferior.

Sem turbo

Com tamanho diminuto, há também um motor pequeno. Trata-se de um 1.5 quatro cilindros aspirado. Ele entrega 115 cv e 14,7 kgfm de torque. Na Índia, a versão de cinco lugares também pode ser equipada com motor 1.0 T-GDi três cilindros turbo do HB20.

Kia Sonet [divulgação]
Kia Sonet [divulgação]
As opções de transmissão são manual de seis marchas ou automática também de seis marchas. A Kia do Brasil já mostrou interesse em importar o Sonet para o Brasil, mas na versão de cinco lugares .Será que faria sentido para o nosso mercado um SUV tão pequeno com sete lugares?

>>Kia mostra como fez para colocar 11 bancos na Carnival 2021

>>Hyundai Creta de 7 lugares confirmado como Alcazar. Vem para o Brasil?

>>Kia EV6 GT tem performance de Porsche Taycan por 1/3 do preço

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar