Destaque Novidades

Koenigsegg Agera RS bate Bugatti Veyron e se torna o mais rápido do mundo

Supercarro atingiu velocidade máxima de 444,6 km/h
Koenigsegg Agera RS (divulgação)

A Koenigsegg anunciou em seu Twitter a quebra do recorde de velocidade do Bugatti Veyron 16.4 Super Sport, que em 2010 atingiu 431 km/h. Segundo a fabricante sueca, o hiperesportivo Agera RS conquistou o ápice de velocidade entre carros de produção ao alcançar a máxima de 444,6 km/h (resultado da média de duas passagens). Na primeira aferição ele fez 437,8 km/h, enquanto que na segunda ele atingiu “somente” 457,5 km/h.

O responsável por fazer o Agera RS voar baixo foi o piloto da casa, Niklas Lilja, que conduziu a máquina em uma rodovia no deserto de Nevada. A Koenigsegg se precaveu e mediu a máxima do supercarro em duas passagens nos dois sentidos da via (uma exigência do Guiness para o recorde ser validado), enquanto a aferição da velocidade ficou a cargo de um medidor da Racelogic.

Koenigsegg Agera RS (divulgação)

Se confirmado oficialmente, o Koenigsegg Agera RS não será somente o carro recordista em aceleração em frenagem, quando foi de 0-400-0km/h em 36,44 segundos, mas também o carro de produção mais rápido do mundo em velocidade máxima. Abaixo, confira o vídeo onboard do modelo acelerando:

Para cumprir a missão, o supercarro teve como aliado o motor V8 biturbo de 5,0 litros que gera 1.378 cv e 102 kgfm de torque (130,5 kgfm com overboost), com peso de apenas 1.295 kg (a seco). E, acredite, a transmissão automatizada de dupla embreagem envia sua força apenas para as rodas traseiras! Deve ser por isso que o piloto acelerou devagar (para não destracionar), cravando o pé no pedal direito a partir dos 300 km/h. Haja braço!

Veja mais:

>> Koenigsegg Agera RS bate recorde do Bugatti Chiron em aceleração e frenagem

>> Miniatura de motor de Bugatti custa o mesmo que um carro popular

>> NextEV Nio EP9 bate recorde em Nürburgring

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva