Destaque

Lada Niva vai renascer com plataforma de Renault Sandero em 2024

Clássico e parrudo SUV 4×4, o Lada Niva finalmente terá a renovação tão necessária e há décadas esperada
Lada Niva Vision [divulgação]
Lada Niva Vision [divulgação]

Não é de hoje que a Lada fala sobre uma nova geração do Niva. Tal qual Mercedes-Benz Classe G e Land Rover Defender, o parrudo SUV russo permaneceu igual por décadas e sempre apostou na forte robustez. Mas chegou a hora de mudar.

O Grupo Renault, dono da Lada, esperou a hora certa para fazer essa mudança. Recentemente a Chevrolet da Rússia devolveu à Lada os direitos sobre o nome Niva e também a produção da segunda geração do modelo.

[divulgação]
Lada Niva Legender [divulgação]
Com isso, o Niva original passou a ser chamado de Niva Legender, não mais Lada 4×4 como antes. Enquanto o SUV não tão novo assim, mas recentemente reestilizado, ganhou o nome de Niva Travel. A nova geração antecipada pelo teaser substituirá os dois.

O conceito Niva Vision mostra a visão futura da Lada para seu parrudo SUV, com inspiração clara na primeira geração de 1977 que continua na ativa até hoje. Um outro conceito havia sido apresentado em 2018, mas tinha visual distante do que representa o legado do modelo.

Já esse conceito preserva suas formas originais, com destaque para os grandes faróis integrados à uma grade frontal baixa. Luzes de seta no capô, marca registrada do Niva, são reinterpretadas com LEDs. A carroceria quadrada mantém o espírito original intacto.

Só que por debaixo desse espírito russo clássico estará uma plataforma francesa. O novo Lada usará plataforma CMF-B, a mesma que dá vida à nova geração do Dacia Sandero e que servirá ao substituto da variante Renault no Brasil e ao sedã Taliant (que tomará o lugar do Logan).

A base será devidamente reforçada e terá estrutura para aguentar o off-road pesado o qual o russo sempre foi conhecido por encarar sem a menor dificuldade. Ele terá motorizações turbo e poderá, até mesmo, ganhar variantes eletrificadas. Quem diria que um dia veríamos um Lada Niva híbrido.

>>Lada Niva ganha versão Black por R$ 47 mil

>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos

>>Renault Sandero com câmbio CVT sai de linha no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar