Destaque

Land Rover Defender é lançado no Brasil com lote limitado a 150 unidades

SUV tem três versões de acabamento e custa entre R$ 400.750 e R$ 461.150

Land Rover Defender
Land Rover Defender 2021 (divulgação)

Apresentado ao mundo em abril de 1948, o Land Rover Defender chega à quinta geração. Apresentada durante o Salão de Frankfurt (Alemanha) em 2019, a novidade acaba de ser lançada no Brasil com um lote de 150 unidades, que podem ser encomendadas via online ou nas próprias revendas. São três configurações de acabamento: S (R$ 400.750), SE (R$ 426.750) e HSE (R$ 461.150).

Disponível na versão 110 P300, capaz de transportar até sete ocupantes (para ter os dois assentos extras, a marca cobra R$ 14,3 mil), o modelo é totalmente novo, desde a plataforma até o design, o interior e a motorização.

Este, aliás, é o Ingenium 2.0 quatro cilindros movido a gasolina, que gera até 300 cv e torque de 40,8 mkgf a breves 1.500 rpm. De acordo com a Land Rover, são necessários 8,1 segundos para levar o grandalhão da inércia aos 100 km/h. A velocidade máxima é de 191 km/h. E para auxiliar nesse trabalho, o Defender conta com câmbio automático de oito velocidades.

Equipamentos
Entre as tecnologias, tem até capô transparente (mostra na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas dianteiras), novo sistema de conectividade PIVI PRO, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o novo Terrain Response II (configurável).

Land Rover Defender
Land Rover Defender 2021 (divulgação)

O novo Defender também leva a tecnologia Software-Over-The-Air a um novo patamar, com 14 módulos individuais capazes de receber atualizações remotas. Ao fazer download dos dados enquanto clientes estão dormindo em casa, via Wi-Fi, sem a necessidade de visitar um concessionário Land Rover.

Na hora de guiar, a assistência ao motorista, claro, não poderia ficar de fora. A lista inclui o controle de cruzeiro adaptativo e monitor de colisão traseiro na versão topo de linha, entre os itens.

E para quem curte um off-road raiz, o Defender traz o 4×4 com diferencial central com travamento ativo. E, como novidade mecânica, o sistema de suspensão totalmente independente é a ar. Na lista ainda estão: Adaptive Dynamics (monitora os movimentos do veículo 500 vezes por segundo, fazendo o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade) e detecção de condições off road, otimizando a altura de suspensão automaticamente de acordo com o momento.

Land Rover Defender
Land Rover Defender 2021 (divulgação)

Engenharia
A nova arquitetura da carroceria oferece 291 milímetros de distância em relação ao solo. O ângulo de entrada é de 38 graus e, atrás, são 40. E se você precisar ultrapassar um trecho alagado, não há problema – contanto que tenha até 900mm. A capacidade de reboque é de 3.500 quilos.

Em todas as versões, a Land Rover oferece pacotes de acessórios para o modelo, que têm as mais variadas combinações, com itens que vão desde compartimento para bagagem instalado na janela lateral traseira até escada que permite acesso ao teto. Os preços dos pacotes fechados oscilam entre R$ 12,8 mil e R$ 17,2 mil, dependendo da versão.

Veja mais:

>> Saiba o preço do seguro dos 5 veículos mais vendidos em junho

>> Veja curiosidades e detalhes do GP da Estíria de F1

>> Recall: Toyota Prius pode ter falha no sistema híbrido