Moto+ Novidades

Livro dá dicas de pilotagem defensiva para motociclistas

“Motocicleta – Guia da Pilotagem Segura” aborda segurança
Suzuki V-Strom 1000 (Reprodução)

O trânsito nas grandes cidades do país vem causando um fenômeno cada vez mais comum: a substituição do carro por motocicleta. Para quem se enquadra nesse perfil, chegou o livro Motocicleta – Guia da Pilotagem Segura, escrito pelo mineiro Kurt Allain Zuidema.

Segundo o autor, o livro surgiu com o propósito de orientar os motociclistas acerca dos riscos cotidianos que envolvem a pilotagem de uma moto e, principalmente, como evitá-los.

A publicação traz linguagem de fácil compreensão e pode servir de auxílio a motociclistas recém-habilitados e até mesmo aos mais experientes, de modo a promover melhora na forma de pilotagem, aumentando a segurança em variadas situações.

Livro Motocicleta Guia da Pilotagem Segura (Divulgação)

O livro justifica seu nome por ser uma publicação com diversas dicas, que explica inclusive os diferentes perfis de motocicletas (street, scooters, big trail, esportivas, off-road), abordando desde as características até as vantagens e desvantagens de cada categoria.

Além disso, há explicações sobre a importância do uso de roupas adequadas para andar de moto — que auxiliam (e muito) na proteção do motociclista no caso de acidentes, bem como a concentração na pilotagem. O livro explora também cuidados básicos sobre duas rodas, como atenção com pontos cegos, velocidade ideal para cada tipo de via, pilotagem em curvas e frenagem.

Ilustração de tempo e distância para frenagem (Reprodução)

Abrangente, a publicação fala ainda sobre as diferenças de pilotagem na estrada e cidade, e até situações rotineiras – como no capítulo “Os fatores adicionais de risco”, com dicas para pilotar com garupa, na chuva, durante o nascer ou pôr do sol, cansado, com pressa, em grupo, entre outros.

Outros pontos importantes se referem às questões de manobras de contra-esterço em curvas e princípios de física, que agregam a dinâmica da motocicleta, como por exemplo a força de atrito e aderência em curvas. Por fim, há as chamadas três regras de ouro para uma pilotagem segura: ver e ser visto, perceber os riscos e tempo de reação.

Para mais informações – e também para quem se interessar pela comprar do livro, basta acessar o site oficial.

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar