Destaque

Logan ganha motor de Sandero RS com 220 cv e é quase um Stock Car

Já que a Renault nunca fez um Logan RS, preparadora europeia transformou o pacato sedã em um modelo de competição

Dacia Logan Racecar [divulgação]
Dacia Logan Racecar [divulgação]

Vendido como Dacia Logan lá fora, o sedã compacto nunca foi sinônimo de esportividade. Nem mesmo seu irmão Sandero, ao menos com logo da Dacia porque aqui tivemos o Sandero RS como um verdadeiro ícone entre os esportivos nacionais. Mas e se algum europeu resolvesse fazer um Logan RS? Bom, fizeram e ainda deram a ele um toque de Stock Car.

À venda pelo Facebook, esse Dacia Logan RS tem a mesma pintura amarela típica da divisão esportiva da Renault e o mesmo motor do Renault Sandero RS brasileiro. Trata-se do 2.0 F4R, mas preparado para saltar dos 150 cv oferecidos por aqui para 220 cv. Vale lembrar que na Europa, Logan e Sandero nunca tiveram motor 2.0 – no máximo o 1.6 aspirado.

O Logan também passou por uma dieta na qual quase o fez pesar tanto quanto um Kwid. Para chegar aos 1.050 kg ele não somente cortou os carboidratos como ganhou carroceria de fibra de vidro, janelas feitas em pixiglass, interior depenado e bancos esportivos ultraleves. O painel de instrumentos se transformou em uma tela pequena e o volante é da Momo.

Dacia Logan Racecar [divulgação]
[divulgação]

Logan bombado

Por fora, o Logan RS traz carroceria alargada e rodas bem maiores. Os para-choques são novos, com o dianteiro dotado de uma entrada de ar central trapezoidal grande. Já o traseiro tem extrator de ar e saída dupla de escape. Ironicamente, nada de aerofólio como é típico em modelos com pegada esportiva.

[divulgação]
[divulgação]
Por ser a versão Dacia, não Renault, o Logan tem faróis de parábola única, grade frontal mais simples e lanternas traseiras em LED com desenho interno diferente do nosso modelo. Que tal essa inspiração do Logan gringo para fazer um modelo RS no Brasil?

Dacia Logan Racecar [divulgação]
[divulgação]

>>Oroch turbo 2023 é uma sopa de Renault contra Strada e Toro | Avaliação

>>Dacia muda visual de seus carros: no Brasil, Renault ficará menos Dacia

>>Nova geração do Mitsubishi ASX terá motor de Renault Duster