Lotus Eletre é a dor de cabeça elétrica do Porsche Cayenne

Lotus quer ser a Porsche do Reino Unido e finalmente dá seu primeiro passo em direção ao mundo dos SUVs, como a alemã fez com o Cayenne

Lotus Eletre [divulgação]
Lotus Eletre [divulgação]

Um SUV salvou a Porsche duas décadas atrás e um SUV vai salvar a Lotus. Essa ao menos é a missão do inédito Eletre, o primeiro utilitário esportivo da marca britânica que chega para ser a grande pedra no sapato do Porsche Cayenne, mas com ajuda da eletricidade.

Parte do grupo Geely o qual a Volvo também faz parte, o Lotus Eletre foi desenvolvido em parceria com a Alpine, a divisão de esportivos da Renault. É o primeiro Lotus de quatro portas e também o primeiro SUV da marca e já nasce 100% elétrico pois esse será o futuro da marca britânica.

Ao todo, são 600 cv despejados nas quatro rodas, fazendo o Lotus Eletre chegar aos 100 km/h em 3 segundos. A velocidade máxima é de 257 km/h, limitada eletronicamente para preservar as baterias. Haverá ainda uma versão mais esportiva com potência que deve chegar à casa dos 700 cv.

Lotus Eletre [divulgação]

Potência e carregamentos altos

A Lotus não divulgou o peso do Eletre, mas ele é todo construído em alumínio e fibra de carbono. Peso baixo é um mantra da marca da terra da rainha, mas um SUV grande com baterias pesadas não deve ficar muito longe das duas toneladas e meia. Falando em baterias, o Lotus tem autonomia de 600 km.

Com sistema de carregamento rápido de 800V, ele pode ser totalmente recarregado em apenas 18 minutos. Em um carregador não tão rápido, como um de 350 kW, cerca de 400 km de autonomia são prontamente recuperados com 20 minutos plugado. A plataforma é totalmente nova e desenvolvida exclusivamente para a Lotus.

Lotus Eletre [divulgação]
Lotus Eletre [divulgação]
Vindo dos Volvo, as tecnologias de condução semiautônoma também estão presentes no Lotus Eletre. Ele é equipado com sensores Lidar e radares de alta tecnologia que fazem com que o modelo consiga rodar quase que completamente sozinho. Os retrovisores foram substituídos por câmeras no melhor estilo Audi e-tron.

Maior que o Cayenne

O porte impressiona. São 5,10 m de comprimento, 3,01 m de entre-eixos e 1,63 m de altura. Comparando a um Porsche Cayenne, o Eletre é 17,9 cm mais longo e 6,6 cm mais baixo. Um Elise, o clássico da marca, tem 3,72 m de comprimento, o que é pouco mais que o entre-eixos do SUV.  Com isso, ele se torna o maior carro da história da Lotus.

Lotus Eletre [divulgação]
Lotus Eletre [divulgação]
A carroceria corpulenta em estilo cupê fez do Eletre um SUV bastante bonito. A dianteira tem faróis em L totalmente feitos por LEDs acompanhados por uma grade frontal sorridente. Arcos de roda bem marcados e linhas fortes na lateral dão o tom dos novos Lotus. Destaque na traseira par ao mini aerofólio duplo e para a lanterna feita por um filete fino de LED.

A cabine é luxuosa como nenhum outro Lotus já foi. Volante pequeno de base reta entra em harmonia com o painel de instrumentos digital igualmente pequeno. Mas a central multimídia gigantesca traz um ar de Tesla. Há muito couro, Alcântara e luzes decorativas na cabine do modelo.

Lotus Eletre [divulgação]
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