Destaque Mercado Novidades

VW T-Cross lidera carros mais vendidos de julho e deixa Onix para trás

Reinado do Chevrolet Onix sempre foi ameaçado por outros hatches compactos, mas agora o SUV T-Cross tira seu sono
Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross foi o carro mais vendido de julho [divulgação]

Uma surpreendente reviravolta no mercado brasileiro ocorreu em julho: o Chevrolet Onix cedeu seu título de líder dos carros mais vendidos do país para um SUV, o Volkswagen T-Cross. É a primeira vez na história que o nosso mercado é liderado por um utilitário esportivo e não por um modelo de entrada.

O feito do T-Cross é ainda mais notável pois pode não ser algo apenas sazonal, já que é o segundo mês que o SUV vem avançando forte no mercado. Além disso, ele foi o único carro comercializado no Brasil em julho, segundo dados da Fenabrave, que passou das 10 mil unidades vendidas.

Carros mais vendidos do Brasil em julho

1. Volkswagen T-Cross – 10.211 unidades
2. Chevrolet Onix – 9.716 unidades
3. Hyundai HB20 – 7.852 unidades
4. Fiat Strada – 6.564 unidades
5. Chevrolet Tracker – 6.070 unidades
6. Chevrolet Onix Plus – 5.205 unidades
7. Jeep Compass – 4.786 unidades
8. Fiat Argo – 4.756 unidades
9. Jeep Renegade – 4.735 unidades
10. Volkswagen Gol – 4.427 unidades

Invasão dos SUVs

A liderança do T-Cross também revela a forte invasão dos SUVs no ranking dos carros mais vendidos do Brasil. Se antes a participação de um ou dois modelos no máximo era raridade, em julho quatro dos dez carros mais vendidos do país foram dessa categoria.

Com o T-Cross no topo, o Chevrolet Tracker se posicionou no quinto lugar, à frente de Jeep Compass (sétimo colocado e SUV médio mais vendido do Brasil) e Jeep Renegade (nono lugar).

Fiat Strada
Fiat Strada [divulgação]
Onix Plus e Strada acelerando

Com a chegada da nova geração da Fiat Strada às concessionárias, seu primeiro mês cheio foi de vitórias. Praticamente dobrando o volume de vendas, a picape compacta foi da oitava colocação direto para o quarto lugar. Em julho ainda há um misto de antigas e novas Stradas sendo vendidas e emplacadas.

Já ao Chevrolet Onix Plus marcou seu retorno ao ranking de carros mais vendidos depois de alguns meses afastado. Com 5.205 unidades comercializadas, o sedã foi o menos vendido da família Onix, mas não fez feio, visto que estacionou na sexta posição com vantagem confortável para o próximo colocado.

Ford Ka
Ford Ka [divulgação]
Cadê o Ford Ka?

Em queda livre no mercado nacional, o Ford Ka saiu do ranking dos carros mais vendidos do Brasil pela primeira vez desde que sua terceira geração foi lançada. Sempre presente entre os três mais vendidos, o compacto da Ford enfrenta um momento difícil no mercado brasileiro.

Em julho, amargou a 12ª colocação, que só não foi mais baixa pois vendeu uma unidade a mais que a Fiat Toro. Outro que está em baixa é o Renault Kwid, coincidentemente uma posição acima do Ford Ka e igualmente fora do top 10.

>>Volkswagen vai resgatar Kombi, Fusca e Karmann-Ghia como elétricos?

>>Chevrolet Tracker chega com briga e ameaça VW T-Cross. Será?

>>De novo: Ford Ka fica mais caro

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar