Destaque Mercado

Metade dos carros mais vendidos da metade de junho são SUVs

VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Jeep Compass, Fiat Pulse e Hyundai Creta são SUVs que ocupam espaços que já foram de carros compactos
Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]
Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]

Com a crise dos semicondutores pegando as marcas pelo pescoço, a prioridade vai para modelos de maior rentabilidade e lucro. Prova disso é que, dos dez carros mais vendidos do Brasil na primeira quinzena de junho, metade é composta por SUVs. Se antes só os hatches compactos dominavam o top 10, agora só três modelos representam a categoria.

Volkswagen T-Cross foi novamente o SUV mais vendido do Brasil, mostrando para onde todos os semicondutores da marca alemã estão indo. Enquanto o T-Cross bate recordes de participação e não deixa espaço para os rivais, a fábrica da Anchieta onde são feitos Polo, Nivus, Virtus e Saveiro está fechada por falta de componentes.

O T-Cross é seguido pelo Chevrolet Tracker, mas com diferença de 301 unidades, o que deve dar certa folga ao Volks. Só que o SUV do Onix já vê colado em seu retrovisor o Jeep Compass, o SUV médio mais vendido do Brasil. Logo atrás, Fiat Pulse marcando nova entrada no top 10. O Creta fica em nono lugar no geral, mas a 5 unidades de vender mais que o Chevrolet Onix.

Chevrolet Onix LT 1.0 Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Onix LT 1.0 Auto+ / João Brigato]

Fora os SUVs, a surpresa ficou para o Volkswagen Gol. Segundo carro mais vendido do Brasil, ele ficou atrás somente da Fiat Strada. Ele atropelou até o Hyundai HB20, que vinha se mantendo sólido na segunda colocação. O ex-líder Chevrolet Onix estacionou em oitavo lugar, enquanto o Fiat Mobi despencou para décimo e por bem pouco não foi enxotado do top 10.

Carros mais vendidos do Brasil – 1ª quinzena de junho

  1. Fiat Strada – 5.027 unidades
  2. Volkswagen Gol – 4.449 unidades
  3. Hyundai HB20 – 4.290 unidades
  4. Volkswagen T-Cross – 3.343 unidades
  5. Chevrolet Tracker – 3.044 unidades
  6. Jeep Compass – 2.949 unidades
  7. Fiat Pulse – 2.689 unidades
  8. Chevrolet Onix – 2.524 unidades
  9. Hyundai Creta – 2.520 unidades
  10. Fiat Mobi – 2.336 unidades

>>Chevrolet Onix LT 1.0: popular não é mais como antigamente | Avaliação

>>Strada Volcano CVT: picape automática mais barata do Brasil | Avaliação

>>Hyundai HB20S: tudo joga contra ele, até a hora de dirigir | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar