Destaque Novidades

Marca de luxo da CAOA Chery estreia em 2023 no Brasil com SUV híbrido

Divisão de luxo da CAOA Chery, a Exeed iniciará suas atividades no Brasil em 2023 com o SUV híbrido LX ET-i
CAOA Chery
Exeed LX [divulgação]

Ainda que a CAOA Chery postergue a estreia da Exeed no Brasil e ainda fale pouco sobre a marca de luxo, a assessoria de imprensa internacional da divisão de luxo estragou o segredo. Ela confirmou que em 2023 a Exeed chega por aqui com o SUV médio híbrido LX ET-i. Ele é derivado do antigo Tiggo 7 e é o modelo de entrada da marca.

Para tentar entender a Exeed, basta ver a relação que há entre Toyota e Lexus, ou Honda e Acura. A Chery é a marca de grande volume, com presença internacional e que vende modelos dentro da faixa de preço das generalistas. Já a Exeed toma como base modelos da Chery, mas atua no segmento de luxo. Ela, inclusive, vende carros maiores que os da CAOA Chery.

O Exeed LX é um dos primeiros modelos da marca, sendo lançado em 2019, um ano após a criação da subsidiária. Ele tem diversos elementos em comuns ao antigo Tiggo 7, tanto que a lateral é praticamente igual. Contudo, o LX traz cabine bem mais refinada, com direito a painel digital integrado à central multimídia, comandos do ar do Tiggo 8 e acabamento em madeira.

Exeed LX [divulgação]
Exeed LX [divulgação]

1.000 km com um tanque

Seu grande destaque é o sistema híbrido. Ele combina o motor 1.5 quatro cilindros turbo que é usado no Tiggo 5X com 156 cv a dois motores elétricos. Ao todo, são 326 cv e 52 kgfm de torque. O consumo é bem baixo, chegando à média de 20 km/l, com capacidade para rodar 1.000 km com um tanque cheio.

Para chegar a tal marca, a Chery desenvolveu um novo tipo de transmissão híbrida dedicada. Ela é do tipo CVT e simula onze marchas, mas também é capaz de gerenciar os motores elétricos. Ou seja, ela integra todos os motores e gerencia melhor o gasto de energia e combustível.

Exeed LX [divulgação]
Exeed LX [divulgação]
Só que ainda há um ganho substancial em performance. O Exeed LX ET-i faz de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O Tiggo 7 Pro, hoje o modelo mais rápido da CAOA Chery no Brasil, faz o mesmo em 8,1 segundos. Já seu antecessor, que usa mesma plataforma do Exeed, realizava a prova em 11,5 segundos.

>>CAOA Chery prepara SUV cupê e Tiggo 8 quase híbrido para o Brasil

>>Chery Tiggo 8 comemora meio milhão de unidades produzidas no mundo

>>Chery QQ Pro é lançado: é um dos elétricos que a CAOA fará no Brasil?

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar