Destaque

Maserati Grecale é lançado e tem versão com motor de supercarro

Novo SUV da marca é uma resposta aos modelos de luxo da concorrência e será o menor utilitário esportivo da montadora italiana

Maserati Grecale
Maserati Grecale [divulgação]

O novo Maserati Grecale foi revelado oficialmente nesta terça-feira (22). Passados seis anos da estreia do Levante, que foi o primeiro SUV da marca italiana, agora há uma outra opção no portfólio. E a novidade será o utilitário esportivo de entrada da marca, sendo que pode até mesmo substituir algumas versões de entrada do Levante.

Com 4,84 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,67 m de altura e entre-eixos de 2,90 metros, o Grecale terá como concorrentes os SUVs de luxo médios, como o Porsche Macan. Segundo a Maserati, seu novo modelo é o melhor da categoria em espaço interno. Considerando que a distância entre os eixos é de quase três metros, não é de se duvidar da afirmação da marca.

Entretanto, um modelo que utiliza o logotipo da Maserati tem sempre o desempenho como principal atributo. Com o Grecale não é diferente, já que a versão Trofeo, a mais potente, pega emprestado o motor 3.0 V6 Nettuno do supercarro MC20. Este propulsor entrega 530 cv de potência e pode levar o SUV aos 285 km/h, sendo que o carro chega aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos.

Já o modelo GT, de entrada, utiliza um motor 2.0 turbo atrelado a um sistema híbrido-leve de 48 volts e que desenvolve 300 cv. Versão intermediária, a Modena utiliza o mesmo conjunto mecânico da configuração de entrada, mas com 330 cv de potência. Seja qual for o motor e versão, o Grecale é equipado sempre com o câmbio automático de oito marchas.

No interior, a Maserati não economizou nas telas. Tanto o painel de instrumentos quanto a central multimídia utilizam displays com 12,3 polegadas. Há ainda uma terceira tela de 8,8 polegadas para as funções de ar-condicionado e outras configurações do carro, enquanto que a marca instalou mais uma na traseira para controlar a temperatura de quem viaja no banco traseiro.

Versão elétrica

Sem citar muitos detalhes, a marca italiana garantiu que o SUV terá um modelo elétrico em 2023. O Grecale Folgore vai utilizar um conjunto elétrico de 400 volts, e que pode render até 680 cv de potência, de acordo com as informações da Drive australiana.

5 versões de alto custo de carros feitos no Brasil

Mini Kicks: Nissan Magnite terá versão de sete lugares

BMW Série 4 Cabrio tem 3 anos de manutenção grátis no Brasil