Destaque

Maverick vs. Toro vs. Ranger: qual picape vale mais o preço?

Nova Ford Maverick chega ao Brasil mais cara que a irmã Ranger e que a rival Fiat Toro, mas será que entrega mais por isso?

Ford Maverick vs. Fiat Toro vs. Ford Ranger [divulgação]
Ford Maverick vs. Fiat Toro vs. Ford Ranger [divulgação]

Um dos lançamentos mais aguardados deste ano, a Ford Maverick chegou causando polêmica. Afinal, cobrar mais que Ford Ranger e Fiat Toro por uma picape com porte intermediário entre elas vale à pena? Comparamos as fichas técnicas das três para tentar entender onde a Maverick se encaixa.

Para o embate a novata foi convocada na versão única Lariat FX4 de R$ 239.990. A Fiat Toro entre no embate com a versão Ultra, a mais cara da gama, por R$ 203.890. Já a Ford Ranger Storm de R$ 246.190 é a variante com melhor custo-benefício da picape média que, apesar de mais cara do que a Maverick nessa configuração, regula em equipamentos com ela.

Vale lembrar que a Ranger ainda tem as versões XL Cabine simples manual de R$ 203.190, XL Cabine dupla manual de R$ 213.090, XLS 4×2 automática de R$ 203.790 e Black 4×2 automática de R$ 214.090: todas mais baratas que a Maverick Lariat FX4.

Ford Maverick Lariat FX4 [divulgação]
Ford Maverick Lariat FX4 [divulgação]

Motor, consumo e câmbio

Da turma, a Maverick é a mais potente e a Ranger tem mais torque. São 253 cv e 38,7 kgfm da Maverick providos por um 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina. A Fiat Toro também uma um 2.0 turbo, mas movido a diesel com 170 cv e 35,7 kgfm – mais fraca que a estreante em todos os números.

Já a Ranger com seu 3.2 cinco cilindros em linha, além de ser o maior motor, tem torque de 47,9 kgfm. A potência, no entanto, fica nos 200 cv: meio entre Maverick e Toro. Mas é no consumo que a Fiat vira o jogo ao seu favor, fazendo 10,1 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.

Fiat Toro Ultra Diesel [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro Ultra Diesel [Auto+ / João Brigato]
Surpreendentemente, a Maverick não é a mais gastona, mesmo bebendo gasolina: faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. A Ranger com motor diesel bebe 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. No fim das contas, por ter tanque de 80 litros, a picape média tem maior autonomia na cidade: 672 km contra 590 km da Maverick e 606 km da Toro.

Porém, a Fiat com seu tanque de 60 litros roda até 756 km na estrada contra 752 km da picape média da Ford e 744 km da caminhonete de entrada da montadora norte-americana. Todas são automáticas, sendo a Ranger com seis marchas, a Maverick com oito e a Toro com nove. Além disso, todas tem tração 4×4.

Ford Ranger Storm [Auto+ / João Brigato)
Ford Ranger Storm [Auto+ / João Brigato)

Medidas

A Ford desenhou a Maverick para justamente se encaixar entre a Toro e a Ranger. Tal qual a Renault Oroch preenche o buraco entre Saveiro/Strada e Toro. Com isso, a novata tem 5,09 m de comprimento, ou seja, 15 cm a mais que a Toro e 26 cm mais curta que a Ranger. Na lateral a diferença é pequena: Toro e Maverick empatam com 1,84 m e a Ranger é só 2 cm mais larga.

Altura também há empate entre Maverick e Toro com 1,73 m, enquanto a Ranger bate os 1,82 m. A diferença maior está no vão livre do solo com 14,6 cm para a menor picape da Ford, 13,5 cm para a Fiat e 17,2 cm para a única caminhonete média do embate. Já a caçamba leva 943 litros e 617 kg na Maverick, 937 litros e 1.010 kg na Toro e 1.180 litros e 1.040 kg na Ranger.

Ford Maverick Lariat FX4 [divulgação]
Ford Maverick Lariat FX4 [divulgação]

Equipamentos

É nesse momento que o fato de Toro e Maverick se apresentarem em versão topo de linha enquanto a Ranger Storm é uma variante intermediária. Todas as picapes aqui presentes trazem airbags frontais, de cortina e laterais, luzes diurnas (LED na Toro e Maverick), ar-condicionado digital de duas zonas, volante com ajuste de altura e profundidade revestido em couro.

Há ainda vidros elétricos nas quatro portas, rodas de liga-leve, retrovisores elétricos, banco do motorista com regulagem de altura e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Toro e Maverick tem a mais que a Ranger faróis full-LED com assistente de luz alta e ativação automática, monitoramento de pressão dos pneus.

Fiat Toro Ultra Diesel [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro Ultra Diesel [Auto+ / João Brigato]
Além disso, as picapes menores são equipadas com bancos revestidos em couro com regulagem elétrica, retrovisores com rebatimento elétrico, frenagem autônoma de emergência, chave presencial e partida remota. Só a Toro tem trocas de marcha no volante, assistente de manutenção em faixa, limpador automático e retrovisor eletrocrômico.

[Auto+ / João Brigato)
[Auto+ / João Brigato)

>>Fiat Toro Ultra incomoda picapes médias com outro estilo | Avaliação

>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação

>>Ford Maverick estreia no Brasil mais cara que Fiat Toro e Ranger