Novidades

Mazda quer migrar para o mercado de BMW e Mercedes em 2022

Há tempos a marca japonesa vem sofisticando seus carros, mas agora quer se tornar verdadeiramente premium

Mazda CX-30 [divulgação]
Mazda CX-30 [divulgação]

Ausente do Brasil desde o final dos anos 1990, a Mazda está mudando de rumos nos últimos anos. Há um certo tempo ela vem se sofisticando e apresentando carros mais refinados tecnicamente e em acabamento para se descolar do mercado generalista onde está Honda, Toyota e Nissan. Agora o objetivo é se tornar a Mercedes do Japão e já há data para isso acontecer.

Enquanto Nissan, Honda e Toyota criaram, respectivamente, Infiniti, Acura e Lexus para brigar no segmento premium, a própria Mazda se lançará nesse segmento mais sofisticado. A ideia é que seus carros passem a ser construídos com tração traseira a partir de 2022, seguindo a tradição das marcas de luxo.

Mazda CX-5 [divulgação]
Mazda CX-5 [divulgação]
Vale lembrar que não necessariamente uma marca de luxo precisa ter carros com tração traseira, como muito bem comprova Volvo e Audi. Contudo, marcas como Alfa Romeo e Jaguar migraram para esse layout por ser melhor aceito no mercado premium, como já eram feitos os Mercedes-Benz e BMW.

Além do novo layout em seus carros, a Mazda produzirá um novo motor seis cilindros em linha para ficar em pé de igualdade com as alemãs. Esse motor será oferecido tanto nas versões gasolina, quanto diesel, até mesmo na tecnologia Skyactiv-X que mistura o ciclo do diesel com uso de gasolina.

Mazda CX-8 [divulgação]
Mazda CX-8 [divulgação]
O primeiro ataque às alemãs partirá dos SUVs, que têm apresentado ótimos resultados para a Mazda nessa fase semi-premium. O CX-5 será substituído pelo CX-50 para brigar com BMW X3, Audi Q5, Mercedes-Benz GLC, Jaguar F-Pace, Land Rover Discovery Sport e Volvo XC60, segundo o Nikkei Asia.

Já o CX-8 dará lugar ao novo CX-80 na briga com brutamontes de sete lugares como Mercedes-Benz GLE, Audi Q7, BMW X6, Volvo XC90 e Land Rover Discovery. A Mazda ainda planeja mais dois modelos, possivelmente um CX-90 (categoria de X7, GLS, Navigator e Escalade).

Mazda 3 [divulgação]
Mazda 3 [divulgação]
Além de um novo CX-30 deverá surgir em um futuro mais distante, visto que ele ainda é um produto recente. A nova geração terá porte e luxo suficiente para fazer sombra a Volvo XC40, Audi Q3, BMW X1 e X2, Mercedes-Benz GLA, Land Rover Evoque e Jaguar E-Pace.

>>Kia quer se aproximar de BMW, Mercedes e Audi com nova estratégia

>>Audi A4 2021 vive mundo diferente de Classe C e Série 3: Avaliação

>>Volvo XC40 é o SUV compacto de luxo definitivo? – Avaliação