Destaque Novidades

Menor SUV do mundo? Citroën realmente lançou o Ami Buggy

Nascido como conceito, minicarro elétrico da Citroën traz o visual parrudo dos SUVs para a realidade, mas ele só será vendido na França
Citroën Ami Buggy [divulgação]
Citroën Ami Buggy [divulgação]

Esse é o tipo de carro que só a Citroën poderia fazer, mas o Ami Buggy realmente entrou em produção. Nascido como um conceito para mostrar como seria uma versão aventureira do pequeno elétrico, o Citroën Ami Buggy recebeu luz verde da Stellantis e será vendido. Serão apenas 50 unidades, todas reservadas para o mercado francês.

Ele não traz todos os exageros do conceito, mas os elementos mais legais ficaram. O teto, por exemplo, é feito em tecido e é retrátil. A Citroën dá como opção remover a cobertura, que é presa por travas plásticas. O Fiat Topolino, versão italiana do Citroën Ami, também deve contar com esse elemento.

Já as portas foram substituídas por barras de metal para dar um ar de carro de safari ao Ami Buggy. Ele também tem novas rodas de aço pintadas em dourado com cobertura central plástica vindas diretamente da Citroën Jumpy. Alargadores de para-lama em plástico preto tentam dar um ar de SUV ao modelo.

Citroën Ami Buggy [divulgação]
Ami Buggy [divulgação]
A carroceria recebeu pintura fosca verde Khaki combinada a elementos em amarelo na dianteira e traseira. Já a cabine tem detalhes em verde limão nos puxadores de porta, costuras do banco e nos nichos de organização na parte de cima do painel. A Citroën ainda permitirá que cada dono coloque uma frase personalizada no painel junto do número da unidade.

Tal qual outros Ami, o Buggy tem motor elétrico de 8 cv e autonomia para 70 km com carga completa. Ao contrário de outros carros elétricos, ele é carregado somente em tomada doméstica, tanto que tem até um fio para tomada que sai de sua lateral. As 50 unidades disponíveis da edição especial não serão vendidas fora da França.

Ami Buggy [divulgação]
Ami Buggy [divulgação]

>>Citroën abrirá 32 novas concessionárias só por causa do novo C3 2023

>>Citroën divulga testes do C3 2023 e deixa escapar câmbio automático

>>Novo Citroën C3 pode ganhar versão elétrica na Índia

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva