Alguns carros possuem versões verdadeiramente emblemáticas. Daquelas que são tão (ou mais) lembradas quanto o próprio carro. Só que as vezes essa força é tão grande que elas atropelam o nome original e se tornam independentes, como é o caso de Fiat Mille, Renault Stepway, Chevrolet Classic, Toyota Supra e Chevrolet Joy.
Em alguns casos como os presentes nessa lista, a versão simplesmente substituiu o nome original do carro e tudo continuou como antes. Já em outros casos, o antigo nível de acabamento se tornou tão importante que foi separado em um carro completamente diferente.
![Fiat Mille [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/fiat_grazie_mille_1_edited-750x451.jpg)
Fiat Mille
Nascido como Fiat Uno Mille, a versão de entrada do hatch compacto foi a pioneira entre os modelos com motor 1.0 e lista de equipamentos extremamente enxuta. Aos poucos a Fiat foi dando mais atenção para a versão, que se tornou a única do portfólio do modelo pouco depois da chegada do Palio.
Morreu em 2013 com a série especial Grazie Mille, que nada mais significava que um Muito Obrigado traduzido do italiano. Apesar de ser Fiat Mille em seu documento e na traseira, grande parte do público ainda continuou a chama-lo de Uno Mille. Isso continuou mesmo quando a segunda geração, somente chamada de Uno, estreou em 2010.
![Renault Stepway [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/renault_stepway_405_edited-750x450.jpg)
Renault Stepway
O Brasil é o único mercado no mundo em que a Renault resolveu separar o Stepway do Sandero. Apesar de ainda ser a variante aventureira do hatch compacto, a marca francesa tenta convencer que o Stepway é um SUV, não um Sandero aventureiro – mesmo que, na prática, ele seja exatamente isso.
A ideia de separar o Sandero do Stepway se deu por conta da necessidade da Renault em criar versões para o modelo aventureiro. Assim, ele passou a ser comercializado com diferentes níveis de acabamento e maior abrangência de equipamentos e opções de transmissão.
![Chevrolet Classic [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/chevrolet_classic_21_edited-750x450.jpg)
Chevrolet Classic
A história do Classic mostra o quanto uma versão específica pode ultrapassar todas as barreiras do carro o qual ela faz parte. Quando a segunda geração do Corsa surgiu em 2002, a GM resolveu manter o sedã antigo em linha com o nome de Chevrolet Corsa Classic.
O sedã de entrada da marca perdeu o nome Corsa em 2005 e seguiu somente como Classic, nome que já vinha sendo chamado popularmente há um certo tempo. Mas quis o destino (e as vendas) que aquele que deveria ter sido seu sucessor morresse em 2012, enquanto o Classic se despediu somente em 2016.
![Toyota Supra [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/toyota_supra_sz-r_edited-750x419.jpg)
Toyota Supra
Celica e Supra são dois nomes de enorme respeito entre os entusiastas e pelos que gostam de esportivos japoneses clássicos. Mas sabia que eles já foram um carro só? Entre 1978 e 1985 o Celica Supra foi produzido como uma variante mais esportiva, alongada e com motor seis cilindros do Celica, que usava somente motores menores.
Depois de duas gerações como Celica Supra (ou Celica XX no Japão), a Toyota finalmente cortou os laços entre os irmãos em 1986 com a estreia da terceira geração. Isso se deu por conta da mudança do Celica, que passou a ser um esportivo de tração dianteira, algo que não era aceitável para a potência e proposta esportiva do Supra.
![Chevrolet Joy Plus [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/chevrolet_onix_408_edited-750x451.jpg)
Chevrolet Joy
Quando a Chevrolet reestilizou o Onix e o Prisma em 2017, resolveu substituir a antiga versão de entrada LS pela Joy. O Onix Joy e o Prisma Joy traziam lista de equipamentos enxuta e visual dos modelos não reestilizados. A estratégia se manteve até a chegada da segunda geração do em 2019, onde Onix e Joy foram devidamente separados.
Assim, a nova geração do Onix e o Onix Plus seguiu como mais sofisticados e caros, abrindo espaço para que os antigos Onix e Prisma se tornassem Joy e Joy Plus. Até mesmo os faróis com luzes de posição em LED foram herdados pelos modelos de entrada da GM no Brasil.
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