Curiosidades Especial

MINI celebra 50º aniversário do filme “Um Golpe à Italiana”

Filme ajudou a popularizar o Mini pelo mundo
Um Golpe à Italiana (divulgação)

Um dos filmes mais famosos do mundo, que une cenas de ação e Mini Coopers, completa 50 anos em 2019.

Estamos falando do filme Um Golpe à Italiana – Italian Job, título original em inglês. A produção cinematográfica de origem britânica é estrelada pelo veterano ator Michael Caine, com direção de Peter Collison, roteiro de Troy Kennedy-Martin e trilha sonora assinada por Quincy Jones.

Um Golpe à Italiana (divulgação)

O filme foi um dos grandes responsáveis por popularizar no mundo o pequeno Austin Mini – hoje controlado pela BMW – fazendo peripécias como saltar entre edifícios, entrar em túneis e descer escadarias. A ousadia do filme foi tanta que rendeu ainda cenas rodadas em uma pista de testes construída no topo de uma antiga fábrica da Fiat.

Um Golpe à Italiana (divulgação)

Um reboot foi feito em 2003 – Uma Saída de Mestre – e foi estrelado por Mark Wahlberg. Nessa nova versão do longa, Wahlberg interpreta o ladrão Charlie Crocker, que está decidido a recuperar um cofre roubado por um ex-sócio. Ao lado dele estão dois pilotos interpretados pelo ator Jason Statham e pela atriz Charlize Theron.

Uma saída de Mestre (divulgação)

Algumas cenas foram feitas no metrô de Los Angeles, em que os MINIs descem uma escadaria e andam na plataforma de embarque dos trens, utilizaram 32 MINI Cooper. Entre eles, um Cooper com dois volantes para que um dublê pudesse guiar o carro enquanto um dos atores pudesse de dedicar à sua interpretação diante das câmeras. A primeira cena do filme, foi a forma que os produtores encontraram para homenagear o clássico “Um Golpe à Italiana”.

Uma saída de Mestre (divulgação)

Veja mais:

>> Mini Cooper ganha versão 100% elétrica

>> Mini Cooper ganha edição limitada para comemorar 60 anos

>> Mini Cooper 1969: clássico e moderninho

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva