Destaque Novidades

Mini-Renegade com base de Peugeot 208 pode se chamar Jeepster

Com visual que mistura elementos de Renegade e Compass, mas base de Peugeot 208, o menor dos Jeep pode se chamar Jeepster
Jeep Mini Renegade [divulgação]
Jeep Mini Renegade [divulgação]

Primeiro modelo da Jeep nascido após a criação da Stellantis, o fruto do projeto 516 aparentemente já tem um nome. Chamado pela imprensa brasileira de mini-Renegade por conta da semelhança visual forte com o menor SUV da marca, o elétrico com base de Peugeot 208 pode se chamar Jeep Jeepster.

A marca nunca usa nomes novos para seus carros, aproveitando designações antigas ou batismos de versões para seus carros. Commander já era um SUV do passado da marca e Renegade já foi uma versão do Wrangler. Jeepster, por outro lado, era o nome de um SUV conversível vendido entre 1967 e 1971,

O nome foi usado novamente em 1998 em um conceito que parecia uma interpretação esportiva e moderna do Wrangler. Depois o nome voltou mais duas vezes em 2018 e 2021 como conceitos feitos com base no próprio Wrangler. De acordo com o MoparInsider, esse será o batismo escolhido para o mini-Renegade.

Jeep Jeepster 1967 [divulgação]
Jeep Jeepster 1967 [divulgação]

Coração de Peugeot

Com proposta totalmente urbana, o modelo será construído sobre a plataforma STLA Small, a versão rebatizada da base CMP do Peugeot 208. O Jeepster / mini-Renegade terá o mesmo sistema elétrico do e-208 e do Opel Corsa e. Ou seja, um motor de 136 cv e 26,5 kgfm de torque com possibilidade de rodar até 340 km (no caso do Peugeot).

Visualmente ele traz elementos que remetem ao Renegade e ao Compass ao mesmo tempo. Os faróis integrados à grade frontal de sete fendas lembram os do SUV compacto, contudo as lentes retangulares partem para o lado do médio. Na lateral temos maçanetas camufladas e coluna C em formato de barbatana, mas com recorte do vidro traseiro idêntico ao do Compass.

Jeep Mini Renegade [divulgação]
Jeep Mini Renegade [divulgação]
As lanternas quadradas com um X central são inspiração no modelo menor da Jeep (e também no Renault Duster). Mas o desenho da tampa do porta-malas e do para-choque é inegavelmente Compass. O lançamento do SUV subcompacto elétrico deve ocorrer em 2023 e está descartado para o Brasil para não brigar com o Fiat Pulse, mesmo em versão a combustão.

>>Nova geração do Fiat Doblò é um Peugeot Partner com outro logo

>>Jeep Renegade Trailhawk quebra todos os estigmas do meme | Avaliação

>>Peugeot 408 se transformará em SUV cupê na nova geração

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar