Novidades

Motorhome: que tal cruzar o Amazonas a bordo de uma Kombi?

Já pensou nessa ideia? Esse casal, sim! Confira a história

motorhome vw kombi
Casal viaja a bordo de Kombi e passa por dez países (arquivo pessoal)

Certamente você já se pegou pensando em largar tudo, colocar uma mochila nas costas e sair pelo mundo. Mas imagine se essa mochila for uma VW Kombi, ano 2012. Pois é, a Margarita (o nome de batismo do motorhome) é a casa da paulista Carolina Bello e do espanhol Salvador Costas Vila, que decidiram encarar essa jornada em 2016. Ah! E tem também a cachorrinha Carica, peça fundamental nessa expedição que o casal chama de ‘Expedição Margarita’.

Antes de mais nada, vale contextualizar a história. Tudo começou na cidade do Rio de Janeiro. A casa localizada em uma simpática vila de Laranjeiras e os respectivos empregos de produtora de eventos e programador já não eram suficientes para fazê-los completamente felizes. Era necessário algo a mais. Aliás, algo a menos! E foi aí que, no finalzinho de 2016, o casal resolveu vender tudo o que não era necessário e colocar o pé na estrada.

“Na verdade, não acreditávamos que duraríamos tanto tempo na estrada. Ao princípio, pensávamos que em um ano, daríamos a volta na América do Sul, porém, aos sete meses de estrada, ainda estávamos na Argentina”, conta Carolina, que ali teve a total dimensão de que o ritmo seria diferente do planejado.

Casal largou tudo e resolveu desbravar a América do Sul na companhia da cadelinha Carica (arquivo pessoal)

Cientes de que a Margarita se tornaria a casa da família de uma vez por todas, Carol e Salva (como preferem ser chamados) aprenderam a sustentar a expedição sem usar suas economias. Logo depois, fizeram da fotografia – até então, hobby – uma fonte da renda. “Aprendemos novas habilidades, impensáveis meses atrás, como costura, macramé (técnica de artesanato com nó), edição de vídeo e venda das nossas fotos como postais”, conta Costas Vila.

Passeios
Juntos, o casal e a cachorrinha Carica já subiram nos picos nevados dos Andes, correram por desertos, estiveram em praias caribenhas, atravessaram densas florestas e deserto de sal e, também, nadaram no Rio Amazonas.

Esse roteiro de motorhome, aliás, abrange – além do Brasil – Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Panamá. “Já dirigimos pela América do Sul de ponta a ponta, das terras frias Tierra del Fuego, na Argentina, aos desertos da La Guajira, ao norte da Colômbia”, relembra ele, que prevê o término da expedição para o fim deste ano ou para 2021, se a situação da pandemia ainda não tiver sido resolvida.

Durante a quarentena
“Por conta da quarentena, já estamos estacionados há quase dois meses na cidade de Barreirinhas, no Maranhão, e aqui ficaremos até isso tudo acabar e a situação estiver mais tranquila para seguir viagem”, relata Carol. “Nosso próximo passo é conhecer nordeste brasileiro, com seus rostos, sabores, cores e ritmos.”

Diário de bordo
O casal relata que já rodou 57 mil quilômetros em sua motorhome – 5.000 deles, navegando pelo Rio Amazonas. Aliás, o rio foi explorado em praticamente toda sua extensão. “Começamos nossa aventura no Amazonas peruano, na cidade de Yurimaguas, onde, além de um embarque de perder o fôlego, com duas tábuas de madeira um desnível de uns 2 metros em uma área alagada, tínhamos a companhia de milhares de galinhas vivas que seriam vendidas na cidade de Iquitos, também no Peru”, rememora a produtora de eventos.

motorhome navegação
Foram 5.000 quilômetros de navegação (arquivo pessoal)

Depois de três dias navegando e conhecendo as aldeias do Amazonas Peruano o trio embarcou para a Tríplice Fronteira – Peru, Colômbia e Brasil. No segundo barco, foram três noites, onde puderam perceber o quanto vida da comunidade local está conectada com o Rio Amazonas.

Nesse meio-tempo, “conhecemos a seita israelita peruana (comunidade isolada na selva amazônica), que acreditam que Jesus Cristo já voltou, é peruano e o Amazonas é o lugar ideal morar. Por fim, após embarques, desembarques e implicações imigratórias, chegamos em terras brasileiras após dois anos”, relatam.

De volta ao Brasil
Eles contam que aproveitaram o coração da selva por duas semanas, conhecendo tribos indígenas que não falam português, navegando pela floresta alagada e, por que não, experimentando a gastronomia local.

Já em Manaus, onde começaria a navegação pelo lado brasileiro, o rio ia recebendo cada vez mais afluentes, e ficando cada vez mais largo. “Foram quatro dias entre Tabatinga e Manaus, cidade onde foi impossível não se apaixonar pelas cachoeiras de Presidente Figueiredo e pelos prédios históricos da capital. Além disso, Santarém, com seu maravilhoso Rio Tapajós, e Alter do Chão, foram locais simplesmente inesquecíveis”, enfatiza o programador.

De Santarém, a família embarcou no sexto e último barco rumo a Belém e ao encontro com o Oceano Atlântico. Durante o trajeto, puderam constatar a dura realidade da comunidade ribeirinha, que se vira como pode para sobreviver, seja tentando vender frutos do mar ou até mesmo pedindo ajuda aos passageiros.

roteiro motorhome
Roteiro feito pelo casal desde 2016 (arquivo pessoal)

“Depois de 45 dias, seis barcos, quilômetros e mais quilômetros navegados, 5.000 galinhas, noites dormidas em rede, e um caminhão de histórias na bagagem, chegamos em nosso destino final, Belém do Pará. E, para finalizar com chave de ouro, desembarcamos a Margarita de ré, na escuridão. Emoção do começo ao fim, porém, em segurança e com a certeza de que foi a decisão mais certa que tomamos em nossas vidas!”, finaliza o casal, que já sonha com as próximas histórias.

Para quem quer saber mais, se inspirar ou apenas dar aquela espiadinha, o Carol e Salva estão produzindo seu primeiro documentário: ‘Kombizônia – A Odisseia da Expedição Margarita pelo Rio Amazonas’. Serão, no total, cinco episódios – um a cada duas semanas. O trailer, você confere abaixo:

Veja mais:

>> Reabertura de concessionárias gera boa expectativa para o setor

>> M2 Competition e Série 2 Gran Coupé desembarcam no Brasil pelas mãos da BMW

>> Motos têm condições especiais de compra