Destaque Moto+ Serviço

Motos da BMW precisam ter cardã inspecionado no Brasil

Ação não é um recall, mas tem objetivo semelhantes, já que alguns modelos das motos da BMW precisam passar pela vistoria
BMW R 1250 RT [divulgação]
BMW R 1250 RT [divulgação]

Algumas motos da BMW foram chamadas para uma inspeção nas concessionárias da marca no Brasil. O chamado envolve mais de 440 mil veículos em todo o planeta,  e que foram produzidos desde 2013. A ação não é um recall, mas tem caráter preventivo.

A convocação envolve os modelos R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, R 1250 GS, R 1250 GS Adventure e o modelo R 1250 RT. Segundo a fabricante, todos esses modelos precisam ter o cardã analisado, já que a peça pode apresentar um mau funcionamento.

Essa ação da marca vai analisar o braço oscilante e o próprio eixo cardã. Caso seja necessário, a primeira peça precisa passar por uma atualização, enquanto que o cardã pode ser substituído. Se realmente for necessário fazer qualquer um desses processos, não haverá nenhum custo para os proprietários.

BMW R 1250 GS [divulgação]
BMW R 1250 GS [divulgação]
No caso do braço oscilante, será instalado um dreno na peça. Já o cardã precisa ser inspecionado com um sensor. Ele consegue analisar a rotação da engrenagem cônica da peça, para saber se está correta ou não. Apenas após essa análise é que fica determinado se o eixo precisa ser trocado ou não.

De acordo com a marca, o tempo do serviço é de 45 minutos. O agendamento pode ser feito em qualquer concessionária da marca. Em caso de dúvidas, o proprietário de alguma dessas motos da BMW pode ligar para o número 0800 019 7097, que fica disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

BMW R 1250 [divulgação]
BMW R 1250 GS [divulgação]
O eixo cardã é característico do modelo GS, que utiliza o sistema desde a sua primeira geração, lançada nos anos 1980. Porém, os modelos mais recentes contam com reclamações de problemas desde 2013, com diversos proprietários dizendo que suas motos apresentam infiltrações e que a falta do dreno permite um acúmulo de água na peça. Por mais que tenha demorado, enfim parece que o problema será solucionado.

>> BMW pode voltar à F1 em parceria com a McLaren

>> BMW R 18, a Harley alemã, chega ao Brasil neste ano

>> Moto elétrica da Triumph tem testes concluídos na Europa

Sobre o autor

Leo Alves

Comente

Clique aqui para comentar