Novidades

Nissan apresenta protótipo SOFC

Primeiro elétrico com célula de combustível de etanol roda mais de 600 km com 30 litros
Nissan SOFC (Divulgação)

A Nissan apresentou nessa terça-feira (09) o SOFC, veículo elétrico movido a célula de combustível de óxido sólido (SOFC), que funciona por meio de energia elétrica obtida a partir de bioetanol.

Durante apresentação mundial, que aconteceu em São Paulo, a marca aproveitou para anunciar que completou o primeiro período de testes no país com dois protótipos.

Nissan SOFC (Divulgação)

Baseado na minivan elétrica e-NV200, o Nissan SOFC foi mostrado pela primeira vez em agosto do ano passado durante evento no Rio de Janeiro – o primeiro anúncio sobre o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da célula de combustível e-bio ocorreu em junho de 2016, no Japão.

A minivan traz a tecnologia batizada de “Célula de Combustível e-Bio”, que conta com um gerador de potência movido por SOFC (célula de combustível de óxido sólido), que se utiliza da reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade.

Nissan SOFC (Divulgação)

O protótipo pode ser totalmente abastecido com etanol ou até mesmo água misturada ao etanol – segundo a Nissan, é possível adicionar até 55% de água sem se preocupar com perda de potência.

A nova tecnologia combinada ao motor e baterias elétricos permite excelente autonomia com apenas 30 litros de etanol no tanque: mais de 600 quilômetros. Ou seja, uma boa solução frente aos elétricos e híbridos atuais, que não permitem rodar por percursos muito longos.

Nissan SOFC (Divulgação)

O período de testes foi completado com duas unidades da minivan SOFC, que rodaram diariamente pelas ruas do país. Realizado pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan do Brasil, os protótipos se mostraram adaptados ao uso cotidiano e ao combustível brasileiro, principalmente porque o país conta com boa infraestrutura de abastecimento de etanol.

Vale lembrar que a marca japonesa é a primeira a desenvolver um veículo elétrico a célula de combustível de bioetanol. O protótipo faz parte do desenvolvimento da Nissan com base em modelos de emissões zero e novas tecnologias automotivas.

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar