Novidades

Nissan cria alerta para motorista não esquecer nada no banco traseiro

Sistema emite alertas visuais e sonoros caso porta traseira não tenha sido aberta ao final de um trajeto

A Nissan criou um novo sistema de alerta que promete relembrar o motorista para ele dar aquela última checada no carro. O nome do sistema é Rear Door Alert (RDA ou alerta de portas traseiras), que tem como objetivo evitar que condutores se esqueçam de algo e, até mesmo, de crianças ou animais dentro do carro — situações que, infelizmente, já ocorreram em alguns países.

O alerta de portas traseiras estará disponível de forma inédita na Pathfinder 2018, nos Estados Unidos. O RDA monitora as travas das portas traseiras para verificar se foram abertas ou fechadas, antes e depois de um trajeto. Caso o sistema detecte que uma porta traseira foi aberta ou fechada antes de um trajeto, mas não foi aberta novamente ao final do percurso (com o veículo estacionado e a ignição desligada), o sistema emite uma série de notificações — que incluem alertas visuais e uma sequência de disparos progressivos na buzina.

Para situações nas quais o motorista deixou algo no banco traseiro que não precisa ser retirado, o RDA pode ser configurado e desligado de maneira temporária, ou permanente, por meio de comandos no painel de instrumentos.

Depois de estrear no Pathfinder 2018, a Nissan pretende oferecer o sistema RDA em outros modelos da gama.

Veja mais:

>> Nissan lança Kicks nacional com preço inicial de R$ 70.500

>> Tecnologias robô antecipam futuro

>> Novo Audi A8 é o primeiro produzido em série a andar sozinho

Sobre o autor

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar