Destaque Novidades

Nissan Kicks 4×4 híbrido estreia com direito a toque de Brasil

Disponível somente no Japão, nova versão 4×4 do Nissan Kicks usa sistema elétrico para prover tração nas quatro rodas
Nissan Kicks 4x4 [divulgação]
Nissan Kicks 4x4 [divulgação]

Ainda que o mercado não exija isso de fato e todos os meses são vendidos milhares de SUVs no Brasil que nunca tiveram opção de tração nas quatro rodas, muita gente diz que um SUV de verdade precisa de tração 4×4. Para solucionar isso e para ajudar a andar na neve com mais segurança, o Nissan Kicks ganhou uma versão 4×4…mas só no Japão.

O novo Nissan Kicks 4×4 só tem esse layout graças ao seu sistema híbrido. A marca japonesa não deu detalhes sobre a potência de cada um dos motores elétricos, contudo, um fica na dianteira (como já é padrão do sistema e-Power) e outro na traseira. Juntos entregam 134 cv e 28,5 kgfm de torque.

Todo sistema elétrico é carregado por um motor 1.2 três cilindros aspirado de 78 cv e 10,5 kgfm de torque. Ele não move as rodas, servindo somente como gerador de energia elétrica para alimentar as novas baterias de 2.06 kWh (6,4% maiores do que antes), que por sua vez enviam energia para os motores elétricos na dianteira e traseira.

Nissan Kicks 4x4 [divulgação]
Nissan Kicks 4×4 [divulgação]
Como o foco do Nissan Kicks 4×4 não é fazer trilhas pesadas como um Jeep Renegade Trailhawk, a marca japonesa não adicionou doses cavalares de potência. A tração nas quatro rodas tem como objetivo auxiliar o SUV compacto a se movimentar com segurança em ruas e estradas cobertas de neve – algo comum no Japão.

Tempero brasileiro

Uma novidade que a Nissan trouxe para o Kicks japonês e que veio do Brasil é a lanterna traseira. Apesar de ter sido reestilizado antes que o nosso SUV compacto, o deles não contava com a ligação entre as lanternas. A novidade foi vista primeiro no Brasil e agora foi incorporada ao modelo japonês, mas somente em versões específicas.

Outra mudança está na inclusão de frenagem autônoma de emergência para todas as versões e novas cores do interior. O Kicks japonês agora tem opção de couro azul com preto, marrom com preto, bege com preto, laranja com preto e preto total. Na carroceria, ele tem algumas opções ausentes no Brasil: azul escuro, laranja, roxo e verde.

>>Nissan Kicks Sense manual: sensatez e diversão andam juntas | Avaliação

>>Kicks híbrido, que faz 30 km/l, deve vir ao Brasil até 2023

>>Nissan Kicks Exclusive é, entre os SUVs, quase imbatível | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • “Toque brasileiro” que, para o Brasil e seus consumidores, de fato, não significa nada, afinal, o sistema híbrido, prometido já tem muito, MAS MUITO tempo mesmo, não vem.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva