Destaque Novidades

Nissan Tiida ainda está vivo, mas usa motor de Versa e Kicks

Vendido no Brasil apenas na primeira geração, o hatch médio Nissan Tiida passou pela segunda mudança visual em sua atual encarnação
Nissan Tiida 2021 [divulgação]
Nissan Tiida 2022 [divulgação]

Em uma época em que os hatches médios eram relevantes para as fabricantes no Brasil, o Nissan Tiida era oferecido em nosso mercado. Com ares de minivan, interior espaçoso e visual um levemente exótico, ele não foi um hit de sucesso, mas não fez feio. Mas por incrível que pareça, o Tiida está vivo e acaba de mudar na linha 2022.

Oferecido em alguns mercados bastante específicos, ele ainda é encontrado em Taiwan, por onde passou por uma reforma visual. A atual segunda geração do Nissan Tiida é bem menos global que o modelo original. Ele usa a plataforma da geração anterior do Sentra e era foi produzido na China entre 2011 e 2016, além da Tailândia entre 2013 e 2018.

Sobrevive apenas somente em Taiwan, de onde é fabricado desde 2013. Ele chegou a ser vendido também na Europa e Rússia, mas adotava o nome Pulsar e tinha visual levemente modificado em relação ao restante dos Tiida. Como só restou o modelo da ilha oriental ao leste da China, eles trataram de dar um novo estilo a ele.

Nissan Tiida 2022 [divulgação]
Nissan Tiida 2022 [divulgação]
O hatch médio recebeu nova grade frontal inspirada no Kicks. Ela se estende até o para-choque como um grande V e traz barras cromadas na base dos faróis até a parte inferior da abertura de ar. A trama interna é feita por treliças plásticas e o acabamento é em preto brilhante.

A traseira tem novas lanternas de LED com parte inferna para a seta. O para-choque carrega um friso preto que emoldura as luzes de neblina. Há ainda rodas de liga-leve diamantadas e friso cromado na régua da placa. Já a cabine traz combinação de couro púrpura com preto na versão topo de linha.

Nissan Tiida 2022 [divulgação]
Nissan Tiida 2022 [divulgação]

Coração de Kicks

Mas se a aparência soa animadora, o conjunto mecânico não é tanto assim. O Nissan Tiida 2021 é equipado com o mesmo motor 1.6 aspirado do Versa e do Kicks. Em um carro com plataforma bem mais pesada que os compactos, certamente os 115 cv devem sofrer mais. Ainda que sejam ligados à eficiente transmissão CVT.

Nissan Tiida 2022 [divulgação]
Nissan Tiida 2022 [divulgação]

>>Versa Sense Manual: mais legal e racional que deveria | Avaliação

>>Kicks Exclusive é, entre os SUVs, quase imbatível | Avaliação

>>Versa Exclusive: de carro de Uber à referência – Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar