Destaque Novidades

Nova Ford F-150 chega com motor híbrido e gerador de energia

Picape combina motor 3.5 V6 com bloco elétrico de 35 kW e 47 cv
Ford F-150
Ford F-150 (divulgação)

A Ford F-150 – picape mais vendida dos Estados Unidos há 43 anos consecutivos – chega aos Estados Unidos totalmente renovada visualmente, com todos os painéis externos redesenhados. Faróis (com luzes em LED), capô e para-choques também têm novas formas e o para-lamas dianteiro está mais alto.

A grandalhona oferece 11 opções de grade nas diferentes versões, novos apliques na tampa da caçamba e estribos elétricos de acionamento rápido para melhor acesso lateral à caçamba. Em termos de estrutura, a nova F-150 tem base composta por chassi fechado de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de nível militar.

Do lado de dentro, novo layout e mais tecnologia, com uma nova tela central de 12 polegadas (de série nas versões mais caras) que, uma vez dividida, pode controlar várias funções simultaneamente, incluindo navegação, música e recursos do veículo. Nela, o novo SYNC 4 pode se conectar sem fio com smartphones com Apple CarPlay e Android Auto. O opcional quadro de instrumentos digital com 12″ também é novidade.

Ford F-150
Ford F-150 (divulgação)

Também oferecido como item opcional, o ‘Interior Work Surface’ transforma o habitáculo num escritório móvel. Basta esconder a alavanca de câmbio (por botão) e deixar o console central no formato de mesa de trabalho. A função é permitida apenas com o carro parado e com a transmissão em modo ‘P’ (parking).

E se o comprador está, mesmo, a fim de transformar o veículo em home office, como opcional há também uma superfície que transforma a tampa traseira em mesa de trabalho, com réguas integradas, suporte para dispositivo móvel, porta-copo e porta-lápis. De série, novos grampos nas laterais da tampa para a amarração de objetos longos, e novas braçadeiras embutidas.

Ford F-150
Ford F-150 (divulgação)

Híbrido
Pulando para a motorização, o novo trem de força híbrido PowerBoost 3.5 V6 – disponível para todas as versões da F-150 – trabalha em conjunto com o elétrico de 35 kW (47 cv de potência) integrado à transmissão. Esta, aliás, é automática SelectShift de dez velocidades.

Pensou que a lista de opcionais tinha acabado? Não! Tem até um gerador de força. O Pro Power Onboard tem potência de 2 kW e puxa a energia das baterias de íons de lítio (localizadas sob o assoalho) para os mais diversos aparelhos, como ferramentas e eletrodomésticos, por exemplo. Muito útil para quem curte acampamento…

Ford F-150
Ford F-150 (divulgação)

Assistência de direção
O Ford Co-Pilot360 2.0 oferece assistência de pré-colisão com frenagem de emergência e detecção de pedestres, câmera de ré com assistência dinâmica de engate, acionamento dos faróis e farol alto automático. O Active Drive Assist – que permite dirigir sem as mãos – deve passar por atualização de software em no terceiro trimestre de 2021.

Por fim, o modelo oferece assistente de estacionamento de última geração. O Active Park Assist 2.0 controla, sozinho, a direção, câmbio, freio e acelerador nas manobras em vagas paralelas ou perpendiculares. É uma boa, afinal, não é tarefa fácil fazer baliza com um monstro desse tamanho. O modelo não teve preço divulgado e nem deve chegar ao Brasil via importação oficial da Ford.

Veja mais:

>> Fiat Strada é lançada e tem preços entre R$ 63.590 e R$ 79.990

>> Picape elétrica Endurance é apresentada nos Estados Unidos

>> Mitsubishi L200 Triton 2021 tem preços entre R$ 149.990 e R$ 203.990

Sobre o autor

Vagner Aquino

Vagner Aquino

Comente

Clique aqui para comentar