Destaque

Nova geração da Chevrolet S10 começa a ser produzida neste ano

Unificação entre Chevrolet S10 e Colorado acontecerá na mudança de geração para economizar dinheiro e tornar a picape média global

Chevrolet S10 Z71 [divulgação]
Chevrolet S10 Z71 [divulgação]

Globalmente a Chevrolet tem três picapes médias à venda no mundo: S10 brasileira, S10 Max mexicana, Colorado americana e Colorado global. Ainda que a Colorado global e a S10 brasileira sejam a mesma, a versão norte-americana por baixo da pele também é. Mas a próxima geração mudará isso.

Para economizar e ampliar sua atuação mundial, a Chevrolet unificará as picapes na próxima geração. Isso significa que o nome S10 deixará de existir? Não, mas sim que a nossa S10 e a Colorado estadunidense se tornarão o mesmo carro. A exceção fica por conta da S10 Max mexicana que é um projeto chinês rebatizado.

Segundo informações do GM Authority, a Chevrolet encerrará a produção da atual Colorado nos EUA ainda neste ano. A data final é 14 de outubro, com vendas nas concessionárias fechadas em julho. Isso se dará por conta do início da produção da terceira geração da Chevrolet Colorado em solo americano.

Chevrolet Colorado Trail Boss [divulgação]
Chevrolet Colorado Trail Boss [divulgação]

Brasil na mira

Mas o que a nossa Chevrolet S10 tem haver com isso? Tudo. Afinal, Colorado e S10 se unificarão na próxima geração. Ambas hoje são feitas sobre a plataforma GMT 31XX e migrariam para a nova base GMT 32XX. Contudo, para reduzir custos, a General Motors decidiu melhorar a atual base criando a GMT 32XX-2.

Além da S10/Colorado, a GMC Canyon também usará essa nova base. Sendo apenas um upgrade da atual base, o desenvolvimento da nova geração é mais rápido e menos custoso. Mas, para reduzir ainda mais esse custo, as picapes deixarão de ser diferentes. Isso significa que a S10 vai crescer para chegar no porte da Colorado.

S10
Chevrolet Colorado Trail Boss [divulgação]
Lá nos EUA atualmente a picape é equipada com motores 2.5 a gasolina de 200 cv, 3.6 V6 a gasolina com 308 cv e 2.8 turbo diesel de 181 cv. Todos serão substituídos pelo novo 2.7 quatro cilindros turbo a gasolina. Já no Brasil, o 2.8 diesel deve ganhar melhorias para ficar mais econômico e potente. O câmbio será automático de dez marchas do Camaro.

>>Janeiro: Chevrolet S10 vende menos que Renault Oroch e Nissan Frontier

>>Chevrolet mata Onix antigo, S10 flex, além de versões de Tracker e Spin

>>Chevrolet S10 falsa será vendida na América Latina