Destaque

Nova geração do Honda HR-V com cara de Ford é revelada

Versão norte-americana do Honda HR-V terá desenho bem menos ousado que o SUV a ser vendido no Brasil, o problema é o estilo Ford que ele tem
Honda HR-V 2023 EUA [divulgação]
Honda HR-V 2023 EUA [divulgação]

A terceira geração do Honda HR-V está passando por um momento de mudanças verdadeiramente bruscas. Enquanto na Europa ele agora é um modelo 100% híbrido e no Brasil ele deve ser promovido ao segmento de SUVs médios, nos EUA a Honda resolveu criar um HR-V totalmente diferente do que será vendido por aqui.

Há tempos a Honda sinalizava que poderia haver essa separação, especialmente por conta da plataforma. Explicamos: a atual geração do Honda HR-V vendida no Brasil, a segunda em âmbito global, usa base do Fit que é vendido nos quatro cantos do mundo. O novo modelo usa a base dos novos Fit e City, que é mais cara e sofisticada.

A produção do novo City no Brasil justificou a nova geração global do HR-V por aqui. Enquanto isso, na Europa e no Japão, o HR-V tem o Fit para partilhar a base. Como a Honda não tem intenção de fazer os novos Fit ou City nos EUA, o HR-V não poderia atuar lá como um produto solo nessa base.

Honda HR-V 2023 EUA [divulgação]
Honda HR-V 2023 EUA [divulgação]
A solução? Desenvolver um novo Honda HR-V totalmente baseado no Civic. Diferentemente do SUV global, que tem pegada cupê e desenho bem ousado, o modelo norte-americano é mais careta. O problema é que ele perdeu personalidade, pois a frente parece de um Ford e a traseira de um Acura.

A grade frontal levemente ovalada e baixa é totalmente a identidade visual da Ford, em especial do SUV médio Escape. O para-choque tem entradas de ar maiores do que do modelo internacional, formando um C na região das luzes de neblina. Já a traseira é praticamente idêntica ao Acura RDX de 2013, mas com volumes mais fortes.

Nada sobre data de lançamento ou motorização do Honda HR-V made in USA foi revelada por enquanto. É possível que ele passe a ser equipado com o motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 158 cv e 19 kgfm de torque do Civic. A transmissão, como sempre, será CVT. Não há, por enquanto, expectativas de uma versão híbrida por lá.

>>Exclusivo: Honda HR-V 2023 é flagrado pela primeira vez no Brasil

>>Honda New City 2022 é o novo Civic? | Impressões

>>Como ficará a Honda em 2022 sem Fit, Civic e WR-V?

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar