Destaque Novidades

Nova Kia Carnival leva até 11 pessoas e tem motor V6 do Hyundai Azera

A combinação entre minivan e motor V6 já parece exótica, ainda mais quando ela pode levar até 11 pessoas
Kia Carnival 2021 [divulgação]
Carnival 2021 [divulgação]

Se o mercado de minivans médias e compactas já sucumbiu aos SUVs, os modelos de grande porte ainda encontrar seu lugar ao sol. Afinal, para fazer um SUV tão prático quanto elas e tão espaçoso, seria necessário apelar para medidas estratosféricas. Comprovando que minivans ainda tem vida longa, a Kia lançou a nova geração da Carnival.

Até ai poderia ser só mais uma minivan grande no mercado, criada para tentar bater a Chrysler Pacifica (e a Voyager), mas a Kia foi bem além com a Carnival 2021. Começa pelo fato de que ela agora carrega até 11 pessoas, não sete ou oito passageiros como suas rivais fazer. Uma pena que a marca sul-coreana não divulgou imagens dessa configuração de quatro fileiras.

Para evitar ser chamada de micro-ônibus, a Kia afirma que a nova Carnival é um Grand Utility Vehicle, ou GUV para os íntimos. É uma tentativa de encaixar o modelo familiar se alguma maneira entre os SUVs.

Kia Carnival 2021 [divulgação]
Kia Carnival 2021 [divulgação]
Para dar conta de tanta gente e bagagem, a marca fez a nova Carnival, também chamada de Sedona nos EUA, crescer 4 cm no comprimento (5,15 m no total) e espichou o entre-eixos em 3 cm (3,09 m). A largura aumentou em 1 cm (1,99 m).

Motor de Azera

Debaixo de seu curto capô residem duas opções de motor V6 a gasolina baseado no mesmo propulsor usado no Hyundai Azera vendido no Brasil. Há opção de 268 cv e 32,9 kgfm de torque na versão com injeção multiponto ou 290 cv e 36,2 kgfm na versão com injeção direta. Com diesel a opção é um 2.2 quatro cilindros de 200 cv e 44,9 kgfm.

Kia Carnival 2021 [divulgação]
Kia Carnival 2021 [divulgação]
Todas as versões da nova Kia Carnival trazem como única opção de transmissão a caixa automática de oito velocidades compartilhada com outros modelos da Hyundai e da Kia. Uma das grandes melhoras da nova geração está na inclusão da direção elétrica que substitui o arcaico sistema hidráulico de antes.

Isso permitiu que a minivan passasse a ser equipada com diversos sistemas de condução semiautonoma, como piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa e estacionamento automático. Somam-se à lista de itens tecnológicos frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego.

Kia Carnival 2021 [divulgação]
Kia Carnival 2021 [divulgação]
Outro destaque da Kia Carnival 2021 está no sistema Safe Exit que utiliza sensores ao redor do carro para determinar se é seguro ou não abrir automaticamente as portas traseiras. Caso a Carnival detecte um carro vindo em sua direção ou algum ciclista, ela impede que as portas sejam abertas.

SUV não, GUV!

Além de toda tecnologia, o visual da minivan também merece atenção. Fugindo da fórmula clássica das minivans mais pacatas, ela tem desenho ousado e parrudo para tentar simular uma pose de SUV. o capô reto e os arcos de roda bem marcados denunciam essa tentativa.

Na dianteira os finos faróis se integram elegantemente à grade frontal, que tem tramas internas diferentes para cada versão. A coluna A pintada em preto permite teto com pintura contrastante como nos SUVs, enquanto a larga coluna C cromada da um toque de elegância.

A traseira segue à risca a nova linguagem visual da Kia e incorpora lanternas conectadas bastante finas e posicionadas bem ao alto da tampa do porta-malas. Já por dentro ela apela para o luxo com linhas horizontalizadas, muito couro e central multimídia conectada ao painel de instrumentos digital como nos Mercedes-Benz.

>>Somente com SUV Seltos, Kia vende mais que VW, Renault e Ford na Índia

>>Sonet é o SUV da Kia do tamanho de um Hyundai HB20

>>Kia Rio tem novidades em visual e motorização

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar