Lançado na China cerca de um ano antes da estreia da segunda geração do Onix, o Chevrolet Monza 2022 começa a fazer suas malas para a América Latina com uma missão importante: substituir o Cruze. Descontinuado em diversos países, mas remanescente na Argentina e Brasil, o novo Monza turbo começará sua jornada latina pelo México.
Por lá, o modelo desembarca com outro nome clássico da Chevrolet: Cavalier. Coincidência ou não, a versão norte-americana do Monza clássico se chamava justamente Cavalier. Por isso a mudança de nome não parece tanta heresia assim. Lá no México o novo Monza será vendido nas versões LS, LT e RS, todas com motor turbo.
Os preços começam em 402.900 pesos (R$ 106.434) na versão LS, sobem para 430.900 pesos (R$ 113.831) na LT e terminam em 459.900 pesos (R$ 121.578) na topo de linha RS. Apenas para referência, o Cruze no Brasil é oferecido nas variantes LT de R$ 127.790, LTZ de R$ 140.950 e Premier de R$ 153.090.

Monza turbo
O motor é sempre o mesmo: 1.3 três cilindros turbo de 163 cv e 23,5 kgfm de torque. Esse motor pode ser usado na nova geração da Montana em versão flex com potência na casa dos 170 cv. No novo Monza turbo ele é pareado a transmissão automática de seis marchas, não há opção manual tal qual acontece no Cruze.
Por falar em seu antecessor, o Chevrolet Monza 2022 é um pouco menor que o Cruze. São 4,63 m de comprimento contra 4,66 m do sedã médio que segue no Brasil. O entre-eixos é 6 cm menor, batendo 2,64 m. Já largura de 1,79 m e altura de 1,48 m são praticamente iguais.

Visualmente o novo Monza em nada lembra o modelo antigo, mas sim uma versão esticada do Onix Plus. A dianteira tem faróis de LED integrados à enorme grade frontal. Na versão RS há entradas de ar generosas e detalhes em preto brilhante. Na traseira, lanternas com recortes parecidos com os do Onix, mas a placa fica na tampa do porta-malas.
Não se sabe ainda se o novo Chevrolet Monza 2022 será vendido no Brasil. Atualmente o futuro do Cruze ainda é incerto, mas a produção do seu sucessor na Argentina não parece algo possível de acontecer em um curto prazo. Enquanto isso, países que já ficaram órfãos do Cruze aos poucos recebem o Monza.

>>Chevrolet Cruze Sport6 hatch terá versão RS no Brasil
>>Integra vai voltar como Honda Civic 2022 menos careta
>>Exclusivo: Toyota Corolla Cross GR Sport chega em janeiro de 2022


![Chevrolet Monza 2021 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/3-1200x591.jpg)
O Monza poderia vir para ficar acima do Onix plus, pois dele para o Cruze, tem uma diferença de preço considerável e quando o Cruze sair de linha, ele fica no lugar. Acho que seria uma saída para manter os sedans médios vivos.
O Cruze ainda é mais carro…
Brasil então NAO faz parte da América Latina…..que blogueiro pateta….
Na minha opinião, não tirariam o Cruze para um Onix plus um pouco diferente…
Pois é um carro muito bom e q agrada muita gente.
Quando pararam com o Vectra foi um avanço revolucionário em tecnologia, comparado ao Cruze, mas agora estão trocando 6 por meia dúzia…
Minha opinião…
Ô coisa importante!