Destaque Novidades

Novo Audi Q6 é um SUV imenso para o mercado chinês

Com sete lugares, novo Audi Q6 quebra a sequência numérica da marca e se torna o maior SUV fabricado pela empresa
Audi Q6 chinês [divulgação]
Audi Q6 chinês [divulgação]

O novo Audi Q6 foi revelado oficialmente pela divisão chinesa da marca. Feito em parceria com a SAIC, marca da China que tem uma joint-venture com o grupo VW no país asiático, o modelo conta com um visual bastante polêmico e se tornou o maior SUV fabricado pela marca.

Vale ressaltar também que este modelo não tem nada a ver com o Q6 e-tron, que será lançado em breve pela Audi. O Q6 chinês será exclusivo para esse mercado, enquanto que o Q6 e-tron faz parte da família de elétricos da fabricante e é completamente diferente deste SUV de sete lugares, não sendo a versão eletrificada do utilitário.

De volta ao Q6 da China, é curioso notar que o modelo utiliza como base a plataforma do VW Atlas, a MQB Evo. Para dar conta dos sete lugares, o SUV da Audi precisou tomar bastante Biotônico Fontoura para crescer bastante. São 5,09 m de comprimento, 3 cm a mais que o Q7. O modelo ainda tem 2,01 m de largura, 1,78 m de altura e 2,98 m de entre-eixos.

Audi Q6 chinês [divulgação]
Audi Q6 chinês [divulgação]

Motores do novo Audi Q6

Propulsor universal no grupo Volkswagen, o 2.0 turbo TFSI foi o escolhido para equipar duas versões do Q6. Na 40 TFSI, o propulsor entrega 231 cv, mesma cavalaria do VW Jetta GLI 2023. Já na 45 TFSI, o motor desenvolve mais potência e chega aos 266 cv.

Há ainda a versão 50 TFSI, que será a topo de linha do modelo. Esta, por sua vez, é a única que não conta com o motor 2.0. Debaixo do capô, o SUV de sete lugares é movido pelo 2.5 V6 TFSI com 299 cv. Com este motor, o carro alcança os 100 km/h em 7,3 segundos. Todas as versões contam com a tração integral quattro.

Audi Q6 chinês [divulgação]
Audi Q6 chinês [divulgação]
Internamente, o novo Audi Q6 conta com três telas: o painel de instrumentos de 12,3 polegadas, multimídia de 10,1 polegadas e do sistema de ar-condicionado de 8,6 polegadas. Como se tornou moda ultimamente, há luzes de LED no painel central, nas portas e até nas laterais do console. 

>> Audi S3: o foguete de bolso definitivo dos anos 1990

>> Gol SUV (246): descobrimos mais detalhes sobre o novo VW

>> Q8 é um Audi de múltiplas personalidades e fora do padrão | Avaliação

Sobre o autor

Leo Alves

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva