Destaque Novidades

Novo Ford EcoSport quer reconquistar espaço entre SUVs

Modelo reestilizado chega mais equipado e com preços entre R$ 73.990 e R$ 93.990
EcoSport Titanium e FreeStyle (divulgação)

Depois de aparecer no Salão de Buenos Aires e ter sua versão topo de linha revelada, o novo EcoSport agora surge por completo. Lançada em 2012, a segunda geração do SUV compacto agora sofre um facelift na linha 2018 e ganha um banho de loja para reconquistar seu espaço na categoria, com preços até competitivos: entre R$ 73.990 e R$ 93.990.

O EcoSport 2018 concentra as suas maiores mudanças visuais na dianteira, com faróis maiores que lembram o Ford Edge, nova grade dianteira ativa (que abre e fecha dependendo da velocidade) em posição elevada, faróis de neblina redesenhados e novas rodas. A traseira é quase idêntica ao modelo anterior, a não ser pelo para-choque mais proeminente. Confira abaixo os detalhes do SUV direto do evento de lançamento:

Sim, o estepe traseiro continua lá, e tem um motivo: a Ford justifica que o estepe é um elemento forte do desenho do modelo, pois o público “bate o olho” e já sabe que é um Ecosport. Ou seja, a marca não quer perder essa identificação direta, já que ela faz parte da identidade do carro.

Motor três cilindros 1.5 gera 137 cv (divulgação)

Enquanto a reestilização pode parecer discreta, é na cabine que o EcoSport traz suas maiores mudanças. O painel tem design totalmente novo e acabamento macio ao toque na porção superior, além de uma central multimídia com tela sensível ao toque capacitiva em destaque, com 6,5 ou 8 polegadas,  dependendo da versão. O painel de instrumentos também mudou e tem tela monocromática de 2,8 polegada no modelo de entrada e tela colorida TFT de 4,8 nas versões intermediárias e topo de gama.

A motorização do EcoSport 2018 troca o 1.6 Sigma para adotar o novo motor três cilindros 1.5 TiVCT flex, que gera até 137 cv e 16,1 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades — e não a criticada (e problemática) caixa automatizada de dupla embreagem Powershift. Está disponível também o propulsor 2.0 Duratec flex, que agora tem injeção direta e duplo comando variável de válvulas (o mesmo do Focus). Esse conjunto desenvolve até 176 cv e 22,5 kgfm de torque, e trabalha sempre associado a uma transmissão automática de seis marchas.

Com isso, agora o EcoSport 2018 será vendido em três versões de acabamento com cinco configurações: a versão de entrada 1.5 SE manual, 1.5 SE automática, 1.5 Freestyle manual, 1.5 Freestyle automática e a topo de gama 2.0 Titanium automática.  Abaixo, confira equipamentos das versões e seus respectivos preços:

EcoSport 1.5 SE M/T ($ 73.990): desde a versão de entrada o modelo traz sete airbags, controle de estabilidade e tração com sistema anticapotamento, assistente de partida em rampa, central multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas, sistema de som com seis alto-falantes, sensor de pressão dos pneus, controle de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 15 polegadas. Há ainda direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e distância e abertura elétrica do porta-malas.

EcoSport 1.5 SE A/T (R$ 78.990): soma os itens da versão manual, mais câmbio automático de seis marchas, volante multifuncional e controle de velocidade.

EcoSport 1.5 Freestyle M/T (R$ 81.490): traz os equipamentos da SE manual e adiciona central multimídia Sync 3 com tela de 8”, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, luzes diurnas de led, painel de instrumentos com tela colorida de 4,2”, bancos de couro e tecido e porta-malas com sistema de assoalho configurável para dividir bagageiro. Visualmente, o Freestyle se diferencia pelo acabamento escurecido nas rodas de 16”, grade dianteira e retrovisores.

EcoSport 1.5 Freestyle A/T (R$ 86.490): os mesmos itens da Freestyle manual, mais o câmbio automático de seis marchas.

EcoSport 2.0 Titanium A/T (R$ 93.990): a topo de linha vem exclusivamente com o motor 2.0 e transmissão automática e adiciona teto solar elétrico, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, chave presencial para partida e acesso, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Soma-se ao pacote o espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de som Sony Premium com 9 alto-falantes, bancos de couro, cabine bicolor e grade dianteira cromada.

Veja mais:

>> Ford EcoSport 2018: SUV chega em agosto e bem equipado

>> Nissan lança Kicks nacional com preço inicial de R$ 70.500

>> Jeep Compass 2018 ganha nova versão Limited Diesel

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Um comentário

Clique aqui para comentar