Destaque Novidades

Novo Honda Civic híbrido tem motor de Accord e pode chegar ao Brasil

Modelo foi apresentado na Europa na carroceria hatch, mas pode ser importado como sedã para o mercado brasileiro
HONDA CIVIC e:HEV
HONDA CIVIC e:HEV [divulgação]

O novo Honda Civic híbrido foi apresentado na Europa na última quarta-feira (23). Chamado de e:HEV pela marca, o modelo utiliza uma versão menos potente do conjunto híbrido que equipa o Accord atual. E por mais que tenha sido mostrado na carroceria hatch, existe a possibilidade deste mesmo propulsor vir parar no Brasil, mas com a versão sedã do Civic.

Há um motivo especial de o hatch ter sido o escolhido para o mercado europeu. Neste ano, a Honda celebra os 50 anos desta carroceria, então a escolha acabou sendo uma forma de homenagear o modelo. A dianteira é idêntica à do sedã, mas o caimento do teto forma uma linha mais acentuada para abrigar a tampa do porta-malas, que tem uma abertura ampla.

Dessa forma, o visual do modelo lembra o dos notchbacks dos anos 1990, como o Chevrolet Kadett (vendido na Europa como Opel) e o Ford Escort, para citar alguns exemplos, já que há um pequeno volume na traseira.

No entanto, o que interessa mesmo é o conjunto que está debaixo do capô. O Civic e:HEV combina dois motores elétricos com o motor 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson, sendo que este propulsor não fica ligado diretamente às rodas do modelo, assim como no Accord. Os motores elétricos são os responsáveis por locomover o carro, sendo que o motor a combustão ajuda a fornecer energia e só entra em ação quando é preciso entregar mais potência.

Ao todo, esse conjunto rende 183 cv de potência e 32,1 kgfm de torque. No Accord, o torque é o mesmo, mas a potência é de 215 cv. Segundo a Honda, o Civic híbrido é capaz de rodar cerca de 20 km com um litro de gasolina, já que o powertrain do carro tem 41% de eficiência térmica.

Mesmo tendo sido apresentado nesta semana, o Civic híbrido só vai chegar ao continente europeu no segundo semestre. No Brasil não há nenhuma previsão de quando será o lançamento do modelo. Afinal, até o momento a Honda não confirma se de fato o modelo híbrido será vendido no mercado brasileiro.

Mais 5 versões de alto custo de carros feitos no Brasil

Toyota lança Corolla Cross GR-Sport e nova edição da Hilux GR-S no Brasil

Mitsubishi Eclipse Cross 2023 perde traseira polêmica com novo visual

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva