Novidades

Novo Mercedes-Benz Classe A desembarca no Brasil por R$ 194.900

Hatch traz motor 2.0 turbo de 224 cv e central multimídia inteligente MBUX

Mercedes-Benz Classe A (divulgação)
Mercedes-Benz Classe A (divulgação)

Quase um ano após sua apresentação mundial, o novo Mercedes-Benz Classe A desembarca no Brasil. A quarta geração do modelo chega ostentando desenho mais esportivo e mais tecnologia a bordo, mas cobra bem caro por isso: custa R$ 94.900 na versão A250 Vision – única que será vendida em terras tupiniquins.

A primeira aparição do novo Classe A por aqui foi no ano passado, durante o Salão do Automóvel de São Paulo – ocasião que a edição limitada Lauch Edition de apenas 100 unidades também foi colocada em pré-venda. Visualmente, o hatch herdou a nova assinatura de design da marca que começou pelo “sedã-cupê” CLS, caracterizado pelas linhas mais limpas, faróis afilados e lanternas horizontais. No caso do Classe A, a aerodinâmica foi melhorada e chegou ao Cx de 0,25.

Mercedes-Benz Classe A (divulgação)

O Classe A também ficou mais espaçoso, a exemplo do porta-malas que tem 29 litros a mais que a geração anterior – totalizando 370 litros de capacidade. Na lista de itens há faróis de led, bancos com regulagem elétrica e memória, rodas de 18 polegadas, sistema de frenagem automática (até 50 km/h), teto solar panorâmico com abertura elétrica, seletor de modos de condução e sete airbags.

Mercedes-Benz Classe A (divulgação)

Mas não há dúvidas que o destaque do Classe A de quarta geração é a cabine, que traz o sistema inteligente MBUX formado por duas telas de 10,25 polegadas – uma para o painel de instrumentos e a outra para o multimídia. Ela pode ser operada pelo volante, por toques na tela ou através de um touchpad no console.

O bacana mesmo é que o sistema de comando de voz tem reconhecimento de fala natural e ativação por palavras como “Olá”, “Oi” ou “E aí”, sempre seguidas por “Mercedes”. Para se ter ideia, dá para abrir a persiana do teto solar, mudar de estação de rádio ou até ajustar o ar-condicionado por meio de comandos de voz. O AUTO+ mostrou com detalhes como funciona a central MBUX na CES 2015. Veja abaixo:

Já debaixo do capô o modelo conta com um motor 2.0 turbo de 224 cv e 35,7 kgfm de torque, que trabalha sempre em conjunto com a transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas. Dotado de tração dianteira, o Classe A faz de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h.

Veja mais:

>> Mercedes-Benz Classe A ganha inédita versão sedan

>> Novo Mercedes CLA é revelado na CES

>> BMW Série 1 chega a linha 2019 com novas versões