Novidades

Novo Mercedes Classe A: tecnológico e com motor Renault

Hatch estreia novo sistema multimídia MBUX com inteligência artificial
Mercedes Classe A (divulgação)

A Mercedes apresentou a quarta geração do Classe A, que surge mais tecnológico com sistemas de assistência ao motorista e central multimídia inteligente. Já o visual a marca alemã decidiu manter praticamente o mesmo, mas seguindo na linha evolutiva e adotando a nova identidade visual inaugurada pelo novo sedã esportivo CLS.

Visualmente, o novo Classe A promete dar trabalho para a concorrência, formada por Audi A3, BMW Série 1 e Volvo V40. O capô tem um caimento mais acentuado, enquanto os faróis agora são triangulares, ficando mais baixos e com desenho mais afilado. Já na traseira há novas lanternas mais estreitas que invadem a tampa do porta-malas. Com a mudança no design e adoção de grade ativa (que só abre quando a refrigeração é necessária), o hatch também tem menos arrasto, já que agora tem 0,25 de coeficiente aerodinâmico. As rodas têm opções que vão de 16 a 18 polegadas.

Mercedes Classe A (divulgação)

Por dentro, eis a maior novidade da Classe A: o sistema Mercedes-Benz User Experience (MBUX), um sistema inteligente formado por uma central multimídia integrada ao painel de instrumentos do carro. Apresentado na CES 2018 (principal feira de tecnologia do mundo), o MBUX traz duas telas de 10,25 polegadas na versão topo, sendo dotado de inteligência artificial que permite uma interação por comandos de voz de forma mais espontânea com o carro. Dê o play e entenda melhor como ele funciona (avance para o minuto 0:56):

Ainda na cabine, ela traz as saídas de ar inspiradas na aviação, bancos com massagem e ventilação, bem como iluminação por 64 cores diferentes (opcional). Já a capacidade do porta-malas subiu de 341 para 370 litros.

Novidade também para o “Mercedes baby” é a inclusão do sistema de condução semiautônoma, que controla aceleração, frenagem e direção, contando ainda com assistente de troca de faixas. Há ainda sete airbags, faróis de leds (com tecnologia multibeam de 18 leds) e sistema de estacionamento automático.

Mercedes Classe A (divulgação)
Mercedes Classe A (divulgação)

Em relação a motorização, os fãs da marca alemã poderão torcer o nariz. Isso porque a Mercedes fez parceria com a Renault para oferecer o novo motor 1.4 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm de torque para a versão A200, mais eficiente que o atual 1.6 de 156 cv usado pela fabricante. O propulsor é combinado a uma caixa automatizada de dupla embreagem de sete marchas, além de sistema de desligamento automático de cilindros. Há ainda a configuração A250 equipada com o 2.0 turbo a gasolina de 224 cv e o A80D dotado de um 1.5 turbodiesel de 116 cv.

Veja mais:

>> Inédita central multimídia da Mercedes estreará no novo Classe A

>> Audi RS 3: hatch mais potente do mundo chega ao Brasil

>> Audi A3 2.0 Ambition: um sedã esportivo discreto

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar