Destaque Novidades

Novo Renault Sandero ganha versão basicona por menos de R$ 50 mil

Enquanto no Brasil a prática de fazer versões básicas tem se extinguido, o Dacia (Renault) Sandero se despe de itens de série lá na Europa
Dacia Sandero Access [divulgação]
Dacia Sandero Access [divulgação]

Foi-se o tempo em que versões de entrada dos carros brasileiros tinham rodas de aço sem calotas, para-choques sem pintura e nada além do mínimo obrigatório por lei. Tudo bem que Renault Kwid Life e Fiat Mobi Like não vão muito além disso, mas carros de maior porte como o Sandero já abdicaram desse complexo mão-de-vaca.

Contudo, alguns mercados da Europa ainda absorvem esse tipo de carro com foco no custo mais baixo quanto possível. Prova disso é o novo Sandero Access oferecido pela Dacia, não pela Renault, lá fora.

[divulgação]
[divulgação]
Despido ao máximo, o modelo tem para-choques sem pintura, tratamento replicado em retrovisores e maçanetas. As rodas são de aço cinza com uma pequena cobertura plástica ao centro com o logotipo da Dacia.

Por dentro, o Sandero Access não tem rádio, apenas um buraco onde ficaria a central multimídia, mas há preparação para som. Os retrovisores possuem controles manuais, mas há vidros dianteiros elétricos e travas elétricas nas portas. Ar-condicionado, surpreendentemente, é item de série.

[divulgação]
[divulgação]
A simplicidade extrema vem acompanhada do motor 1.0 SCe três cilindros do Kwid, que tem potência reduzida em relação ao Sandero brasileiro. São 65 cv apenas para um hatch compacto com medidas próximas às do segmento de médios. A transmissão é manual de cinco marchas.

Tudo isso é justificado pelo preço: 8 mil euros (cerca de R$ 49.800). Isso faz do Dacia Sandero Access um dos carros mais baratos de toda a Europa. É uma boa alternativa para motoristas de Uber e para aquelas que querem um meio de transporte barato, confiável e um pouco mais requintado que o bom e velho busão.

[divulgação]
[divulgação]

>>Projeção mostra como ficarão os Renault Sandero e Logan 2022

>>Hyundai HB20 N poderia ser o meio termo entre Polo GTS e Sandero RS

>>SUV Nissan Magnite tem interior de Duster e motor de Renault Sandero

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar