Destaque Novidades

Novo SUV subcompacto da Citroën foi revelado e manterá nome C3

Um dos modelos mais esperados pela Citroën nos últimos tempos, o sucessor do C3 manterá o nome original, mas vai mudar radicalmente
Citroën C3 2022 [cochespias]
Citroën C3 2022 [cochespias]

Nascido como um hatch compacto com formato arredondado, o Citroën C3 se converterá em um SUV subcompacto no Brasil e na Índia. Até então, o visual do modelo era um mistério, assim como seu nome. Mas uma fabricante de miniaturas resolveu estragar a graça da Stellantis.

Revelado por completo, incluindo seu nome, o substituto do C3 vai se chamar Citroën C3. Sem nenhum sobrenome: nada de C3 Sporty, C3 Cactus ou C2 Aircross como chegou a ser especulado.

Flagrado aqui no Brasil pelo Auto+, o novo Citroën C3 2022 terá visual robusto e algumas soluções de design vindas da Europa. Exemplo disso é o formato em X que as bordas da grade frontal se ligam aos faróis divididos. A grade inferior tem visual agressivo e é generosa.

Citroën C3 2022 [cochespias]
Citroën C3 2022 [cochespias]
Como no Cactus, o novo C3 pode receber molduras com cores contrastantes para as luzes de neblina e nos airbumbs laterais. O SUV subcompacto ainda traz teto com pintura contrastante e adesivo na coluna C. As rodas são parecidas com as do Cactus. Para-lamas com vincos fortes ajudam na sensação de robustez.

Já na traseira, o novo C3 tem lanternas com desenho simples e que pouco invadem a tampa do porta-malas. A traseira é reta para manter os 4 metros de comprimento total da carroceria. Medida necessária para ganhar incentivos de impostos na Índia, seu outro principal mercado.

Citroën C3 2022 [cochespias]
Citroën C3 2022 [Auto Car India]

Abaixo do Cactus e do 208

Ainda em porte, a miniatura deixa claro que o novo C3 será mais alto que o Cactus e terá largura semelhante. Rumores que apontavam para um porte de Renault Kwid passaram longe da realidade do novo Citroën C3, como comprovado quando flagramos o modelo no Brasil.

Como a Citroën fica agora posicionada abaixo da Peugeot dentro da Stellantis, o novo C3 ficará mais barato que o 208. Até porque isso será necessário para não provocar um fogo amigo no C4 Cactus. Motor deve ser o mesmo 1.6 de 118 cv do restante da linha, mas há esperança (remota) de usar o 1.2 três cilindros aspirado de 90 cv.

Citroën C3 2022 [cochespias]
Citroën C3 2022 [cochespias]
Futuramente, o substituto do C3 terá motores 1.3 Firefly e 1.0 GSE Turbo, vindos da Fiat. O modelo estreará com versões com opção de caixa automática ou manual.

>>Citroën será a primeira marca francesa a voltar a atuar nos EUA

>>Citroën C4 Cactus THP é um SUV que esconde ser esportivo | Avaliação

>>Cinco ideias malucas da Citroën que mudaram os carros para sempre

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar