Destaque

Novo Toyota Corolla 2023 quase não muda visual, mas fica mais potente

Renovação esperada para o segundo semestre já foi revelada, mas o Toyota Corolla 2023 mudou bem menos do que o esperado

Toyota Corolla 2023 [divulgação]
Toyota Corolla 2023 [divulgação]

A tão aguardada reestilização do Toyota Corolla finalmente apareceu na Europa. Mas foi um verdadeiro balde de água fria para os que esperavam novidades de peso no carro mais vendido do mundo. Para o Corolla 2023 a Toyota foi econômica nas mudanças, mas também focou justamente em reduzir o consumo de combustível e aumentar potência.

As mudanças mecânicas ainda não são confirmadas para o Brasil, contudo, o sistema híbrido é importado para o nosso país e produzido na mesma fábrica em que é feito o conjunto que é mandado para a Europa. Com isso, é bastante provável que vamos receber essa novidade no Corolla 2023/2024 brasileiro. Ainda mais que a Toyota está investindo R$ 50 milhões nele.

Descrito como conjunto híbrido de quinta geração, tal qual o Corolla Cross americano, o novo sistema eletrificado do sedã mantém o motor 1.8 quatro cilindros. Contudo, graças ao uso de novos motores elétricos mais eficientes, mudanças no motor a combustão e redução de peso, o Corolla 2023 está mais esperto.

Toyota Corolla 2023 [divulgação]
Toyota Corolla 2023 [divulgação]
A potência subiu dos atuais 122 cv para 140 cv, um ganho de 18 cv. Além disso, a Toyota reduziu o peso total do sedã em 18 kg por conta das novas baterias. Como resultado, ele chega aos 100 km/h em 9,2 segundos, ou seja, 1,7 segundo a menos do que o atual Corolla Hybrid gasta para fazer o mesmo.

Na Europa ainda há uma versão 2.0 híbrida com 196 cv, mesmo conjunto do Corolla Cross americano. Essa variante, contudo, não será oferecida no Brasil. Para fazer par ao Corolla Hybrid com 1.8, a Toyota por aqui entrega o 2.0 Dynamic Force quatro cilindros aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm.

Toyota Corolla 2023 [divulgação]
Toyota Corolla 2023 [divulgação]

Novo visual?

A cor azul escuro esconde todas as mudanças que o Toyota Corolla 2023 passou. E elas se resumem basicamente a friso cromado no para-choque, onde havia um conjunto cinza. A grade frontal é nova e tem elementos em colmeia ao invés de frisos verticais. Novas rodas e cores de carroceria fecham as mudanças da reestilização. Sim, é só isso mesmo.

Não procure por novidades na traseira pois não há, mas por dentro a Toyota mexeu. O Corolla agora tem painel de instrumentos totalmente digital, com tela de alta definição e configurável nas versões mais caras. As de entrada usam o painel meio digital das versões hoje mais caras do sedã médio.

Toyota Corolla 2023 [divulgação]
Toyota Corolla 2023 [divulgação]
A central multimídia também é nova, com tela maior e sem botões nas laterais, além de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Carregador de celular por indução passou a ser item de série em algumas versões e deve ser estendido às versões brasileiras. Há também possibilidade de controlar o carro pelo celular e comandos de voz internos.

Por fim, o pacote Toyota Safety Sense mudou de nome para T-Mate e traz assistente de direção de emergência na qual evita o acelerador ser acionado repentinamente em baixa velocidade, assistente de saída no qual avisa da presença de motos ou ciclistas passando pela lateral do Corolla e evita que as portas sejam abertas.

Toyota Corolla 2023 [divulgação]
Toyota Corolla 2023 [divulgação]
Os itens de antes como frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, entre outros, seguem na lista de itens de série do Corolla 2023.

>>Toyota Corolla Cross ganha versão híbrida de 197 cv

>>Hyryder pode ser o nome do SUV compacto da Toyota

>>Toyota assina contrato com Fiat e Peugeot para vender seus carros