Destaque Novidades

Novo Toyota Crown é uma espécie de Logan CVT de luxo

Sedã de luxo da marca, o novo Toyota Crown ganhou uma versão com visual aventureiro tal qual o modelo da Renault
Novo Toyota Crown [divulgação]
Novo Toyota Crown [divulgação]

O novo Toyota Crown foi revelado pela marca japonesa nesta sexta-feira (15). Embora não seja um modelo tão conhecido no Brasil, o sedã é extremamente tradicional e costuma ser o modelo mais luxuoso da montadora, sendo praticamente um Lexus com o logotipo da Toyota.

No entanto, o três volumes não é oferecido em todo planeta. Quer dizer, não era, já que essa nova geração será global. Isso significa que os Estados Unidos, que era um dos mercados que não recebia mais o sedã, vai voltar a tê-lo nas concessionárias da Toyota no país depois de um hiato de 50 anos.

Acontece que a marca japonesa resolveu inovar no visual do Crown. Ao analisar as linhas do modelo, é possível notar que elas estão mais agressivas e com um toque de cupê. Só que a ousadia não para por aí. Nos EUA, haverá uma versão ainda mais diferentona e com um visual meio aventureiro, que até faz parecer que a Toyota resolveu se inspirar no Renault Logan CVT e fazer uma espécie de sedã-cross.

Novo Toyota Crown sedã [divulgação]
Novo Toyota Crown sedã [divulgação]

Novo Toyota Crown aventureiro

A versão Platinum conta com apliques em preto que começa no capô, passa pelo teto e só acaba na tampa traseira. Arcos de roda com apliques também estão presentes na versão mais refinada do sedã, sendo um dos pontos que compõem o visual aventureiro, assim como a suspensão mais elevada.

O mercado norte-americano ainda terá as versões XLE e Limited, que não contam com os detalhes em preto na carroceria, mas conservam a maior altura do solo e os detalhes plásticos nos arcos de roda. Todas as configurações do Crown serão híbridas, sendo que essas duas versões citadas neste parágrafo serão equipadas com o motor 2.5 e mais dois elétricos, associados ao câmbio CVT.

Novo Toyota Crown [divulgação]
Novo Toyota Crown [divulgação]
Já a Platinum será movida pelo motor 2.4 turbo e dois motores elétricos, além de ter o câmbio automático de seis marchas. Apenas este modelo teve a potência combinada anunciada, de bons 345 cv. A tração será integral em todos os modelos, mas o Platinum pode ter 80% da potência enviada para o eixo traseiro.

Outros mercados

Como dito anteriormente, esta geração do Crown será global. Enquanto o EUA terá o sedã aventureiro, outros mercados vão receber um três volumes mais convencional, como é o Crown atual. No entanto, dois SUVs também serão vendidos em alguns países, completando a gama do novo Toyota Crown.

Novo Toyota Crown SUV [divulgação]
Novo Toyota Crown SUV [divulgação]
A carroceria sedã aventureira não será exclusiva dos EUA, já que será destinada também aos outros mercados. Outro aspecto que será compartilhado em todos os mercados é o conjunto híbrido, pois todas as carrocerias do Crown serão eletrificadas.

>> Falta pouco para o Toyota Corolla não ter versão abaixo de R$ 150 mil

>> Toyota prepara sedã aventureiro: mas vai fracassar como o Logan CVT?

>> Rodas do primeiro SUV elétrico da Toyota podem cair do nada

Sobre o autor

Leo Alves

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Exótica essa comparação com o Logan, um carro que foi criado para, além de o sedã compacto mais barato do mercado, concorrer com o LADA. No Brasil o Logan foi esquecido numa versão de 2012 (2a), enquanto lá possui uma versão (3a) atualizada. Apesar de ser uma comparação bizarra, acho que meu filho pequeno faria uma comparação semelhante também.

  • Quando a Renault lançou o Logan com câmbio CVT da Aisin (Toyota) ele saiu no mercado como uma espécie de sedancross, isso porque a carro teve uma elevação na suspensão por causa a posição desse câmbio. O que a matéria quis dizer é que a Toyota lançou uma versão do Crown de suspensão elevada, daí a comparação, mas faltou essa explicação e por isso que alguns não entenderam