Destaque Novidades

Novo Toyota Yaris 2024 aparece, mas não será vendido no Brasil

Por aqui, o Toyota Yaris será substituído por um SUV compacto, mas lá fora a nova geração está pronta e tem alguns toques de Honda City
Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Toyota Yaris 2024 [divulgação]

Importante produto para mercados de baixo custo, o Toyota Yaris está prestes a receber uma nova geração no sudeste asiático. Apresentado de relance em um teaser, o novo Toyota Yaris Ativ, nome que o sedã recebe em alguns mercados, não será vendido no Brasil. A culpa é de um novo SUV compacto que a marca japonesa terá em seu lugar.

Poucas informações foram divulgadas sobre o novo Yaris, mas ele será construído em alguma plataforma modular da Toyota. Rumores apontam para a DNGA que também será usada pelo SUV compacto brasileiro. Ela é mais simples e barata que a TNGA-B que dá vida ao Yaris europeu e ao seu irmão SUV, o Yaris Crosss.

Em relação à nova geração do Yaris sedã, a Toyota nitidamente se inspirou em Corolla e Camry. O modelo de entrada tem faróis com desenho muito semelhante ao sedã médio mais vendido do Brasil, mas com um filete que imita a grade frontal passando por cima deles. A abertura de ar principal fica no para-choque e tem elementos horizontalizados.

Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Na traseira ele ganhou lanternas horizontalizadas em LED conectadas por uma barra cromada. É um estilo mais próximo ao do Avalon americano ou do Ailon chinês, mas que também lembra de certa maneira o Honda City. É possível que essa nova geração do Yaris de baixo custo não tenha mais versão hatch.

Toque de Corolla

Por dentro o modelo ficou bem mais sofisticado. O teaser revela cabine com couro bordô, algo que jamais seria oferecido no Brasil. A tonalidade está nos bancos, console central, descansa braço e também no material macio ao toque do painel que imita couro. É esperada qualidade de acabamento em níveis semelhantes ao do Corolla Cross (pouco inferior ao Corolla).

Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Há ainda central multimídia flutuante e painel de instrumentos totalmente digital. O estilo é bem limpo e moderno, com console central alto e botões do ar-condicionado posicionados logo abaixo das saídas de ventilação, que por sua vez ficam em posição relativamente baixa.

O lançamento acontecerá primeiro na Tailândia e há promessa de um novo conjunto híbrido. É possível que seja o mesmo 1.5 quatro cilindros aspirado que está em desenvolvimento para o SUV compacto brasileiro e que também se faz presente no Yaris europeu e no Yaris Cross. Como de praxe, a transmissão CVT é mandatória.

Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Toyota Yaris 2024 [divulgação]

>>Suzuki Grand Vitara está de volta com coração híbrido de Toyota

>>VW Gol é o carro mais vendido do Brasil e Toyota Hilux no top 10

>>Novo Toyota Crown é uma espécie de Logan CVT de luxo

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva