Novidades

Novo Volkswagen Touareg: mais luxuoso e (muito) equipado

SUV tem multimídia com tela de 15” e versão V8 diesel com 421 cv

Volkswagen Touareg R-Line (divulgação)
Volkswagen Touareg R-Line (divulgação)

A Volkswagen apresentou a terceira geração do Touareg, que chegará primeiramente à China, seu maior mercado. Maior e mais tecnológico, ele é feito sobre a plataforma MLB Evo que também é utilizada pelos “primos ricos” Audi Q7, Porsche Cayenne e Lamborghini Urus.

O novo Touareg cresceu em quase todas as dimensões, e ficou 7,7 cm mais comprido (4,87 metros) e 4,4 cm mais largo, porém, ficou 7 cm mais baixo do que o modelo anterior. Apesar do “fermento”, o utilitário mais luxuoso da Volks usa 48% de alumínio na carroceria e ficou 106 kg mais leve. O porta-malas também foi beneficiado pelo maior porte, e agora traz capacidade  para 810 litros (ante 697 L do anterior).

Volkswagen Touareg R-Line (divulgação)

No quesito design, o SUV traz a mesma proposta do Arteon, com linhas retilíneas e faróis integrados à enorme grade — que combina com o porte do modelo. Na lateral, há um grande vinco que começa na porta dianteira e termina nas lanternas. Já a traseira é mais conservadora e conta como novidade o nome Touareg na parte central da tampa do porta-malas (uma influência do Cayenne).

Volkswagen Touareg R-Line (divulgação)

Já na cabine o destaque fica para o painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas integrado à central multimídia com uma enorme tela de 15 polegadas, que concentra comandos do ar-condicionado, entretenimento e de funções do veículo. O revestimento de couro e acabamento de madeira ou alumínio (dependendo da versão) é um show à parte.

Segundo a Volkswagen, o Touareg é o modelo com o maior número de equipamentos de conforto e assistência já vistos em um carro da marca. Prova disso é que ele traz faróis matrix led, sistema head-up display, bancos dianteiros com função massagem, sistema de som com 730 watts e teto solar panorâmico. Há ainda sistema de condução semiautônoma, frenagem automática, assistente de manutenção em faixa, visão noturna com câmera térmica (detecta pessoas e animais) e alerta de tráfego cruzado. Como opcional, o modelo pode receber suspensão pneumática com regulagem de altura.

O novo Touareg tem ainda sistema de esterçamento das rodas traseiras, que giram no sentido contrário às dianteiras em velocidades abaixo de 37 km/h. O sistema auxilia em manobras, reduzindo o raio de giro de 12,2 metros para 11,3 m em relação ao modelo anterior.

Volkswagen Touareg (divulgação)

Por fim, o utilitário terá diversas opções de motorização. Na Europa, ele contará com duas opções V6 a diesel (de 231 cv a 286 cv), além de um V6 a gasolina de 340 cv e um V8 turbodiesel de 421 cv. No mercado chinês, o Touareg contará também com uma variante híbrida plug-in de 367 cv.  Não há informações se o utilitário chegará ao Brasil.

Veja mais:

>> Lamborghini Urus: um SUV para voar baixo

>> Novo Cayenne Turbo vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos

>> Volkswagen festeja 65 anos e confirma novo Tiguan para abril