Novidades

Novo Volkswagen Touareg: mais luxuoso e (muito) equipado

SUV tem multimídia com tela de 15” e versão V8 diesel com 421 cv
Volkswagen Touareg R-Line (divulgação)

A Volkswagen apresentou a terceira geração do Touareg, que chegará primeiramente à China, seu maior mercado. Maior e mais tecnológico, ele é feito sobre a plataforma MLB Evo que também é utilizada pelos “primos ricos” Audi Q7, Porsche Cayenne e Lamborghini Urus.

O novo Touareg cresceu em quase todas as dimensões, e ficou 7,7 cm mais comprido (4,87 metros) e 4,4 cm mais largo, porém, ficou 7 cm mais baixo do que o modelo anterior. Apesar do “fermento”, o utilitário mais luxuoso da Volks usa 48% de alumínio na carroceria e ficou 106 kg mais leve. O porta-malas também foi beneficiado pelo maior porte, e agora traz capacidade  para 810 litros (ante 697 L do anterior).

Volkswagen Touareg R-Line (divulgação)

No quesito design, o SUV traz a mesma proposta do Arteon, com linhas retilíneas e faróis integrados à enorme grade — que combina com o porte do modelo. Na lateral, há um grande vinco que começa na porta dianteira e termina nas lanternas. Já a traseira é mais conservadora e conta como novidade o nome Touareg na parte central da tampa do porta-malas (uma influência do Cayenne).

Volkswagen Touareg R-Line (divulgação)

Já na cabine o destaque fica para o painel de instrumentos digital configurável de 12 polegadas integrado à central multimídia com uma enorme tela de 15 polegadas, que concentra comandos do ar-condicionado, entretenimento e de funções do veículo. O revestimento de couro e acabamento de madeira ou alumínio (dependendo da versão) é um show à parte.

Segundo a Volkswagen, o Touareg é o modelo com o maior número de equipamentos de conforto e assistência já vistos em um carro da marca. Prova disso é que ele traz faróis matrix led, sistema head-up display, bancos dianteiros com função massagem, sistema de som com 730 watts e teto solar panorâmico. Há ainda sistema de condução semiautônoma, frenagem automática, assistente de manutenção em faixa, visão noturna com câmera térmica (detecta pessoas e animais) e alerta de tráfego cruzado. Como opcional, o modelo pode receber suspensão pneumática com regulagem de altura.

O novo Touareg tem ainda sistema de esterçamento das rodas traseiras, que giram no sentido contrário às dianteiras em velocidades abaixo de 37 km/h. O sistema auxilia em manobras, reduzindo o raio de giro de 12,2 metros para 11,3 m em relação ao modelo anterior.

Volkswagen Touareg (divulgação)

Por fim, o utilitário terá diversas opções de motorização. Na Europa, ele contará com duas opções V6 a diesel (de 231 cv a 286 cv), além de um V6 a gasolina de 340 cv e um V8 turbodiesel de 421 cv. No mercado chinês, o Touareg contará também com uma variante híbrida plug-in de 367 cv.  Não há informações se o utilitário chegará ao Brasil.

Veja mais:

>> Lamborghini Urus: um SUV para voar baixo

>> Novo Cayenne Turbo vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos

>> Volkswagen festeja 65 anos e confirma novo Tiguan para abril

Sobre o autor

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar