Destaque Novidades

Novo VW Tiguan tem sete lugares e parte de R$ 124.900

SUV será vendido com motor 1.4 TSI de 150 cv e 2.0 TSI de 220 cv
VW Tiguan Allspace R-Line (divulgação)

Antecipado na comemoração dos 65 anos da Volkswagen, o novo Tiguan foi lançado oficialmente e desembarca no Brasil em três versões: AllSpace (R$ 124.990), Comfortline (R$ 149.990) e R-Line (R$ 179.990). O SUV vem importado México para concorrer com Jeep Compass, Hyundai Tucson, Peugeot 3008, Chevrolet Equinox e o recém-lançado Honda CR-V.

Primeiro SUV vendido no Brasil feito sobre a versátil plataforma MQB, a segunda geração do Tiguan chega por aqui na configuração Allspace, de entre-eixos longo (2,79 m) também vendida na Europa, onde é comercializada também uma versão com 2,68 m de entre-eixos. Por aqui, o SUV tem 4,70 metros de comprimento (27,4 cm a mais do que a geração anterior), largura de 1,83 m e altura de 1,65 m.

VW Tiguan Allspace R-Line (divulgação)

Por aqui, ele será vendido em versões com cinco e sete lugares (a partir da Comfortline), com porta-malas com capacidade de 685 litros e 710 litros, respectivamente. Se os dois assentos extras estiverem em uso, a capacidade do porta-malas é reduzida para 216 litros. A segunda fileira de bancos pode correr sobre trilhos para trás e para frente para regular o espaço para as pernas, contando ainda com ajuste de inclinação dos encostos.

Visualmente, a segunda geração do SUV se destaca pela dianteira alta e com desenho mais quadrado e faróis com luzes diurnas em leds com grade integrada. Já a lateral é marcada por um vinco que se inicia no para-lama dianteiro e termina nas lanternas.

As rodas podem ser de 17”, 18” ou 19 polegadas, dependendo da versão. Na topo de linha R-Line, há o pacote visual composto por para-choques com spoilers e saída de escapamento integrada no para-choque. Por dentro, há linhas horizontais,  painel digital configurável e multimídia com manual cognitivo (com sistema de inteligência artificial que responde dúvidas do usuário), como no Virtus.

VW Tiguan Allspace R-Line (divulgação)

Como já havíamos adiantado, o novo Tiguan vem equipado com motores 1.4 TSI de 150 cv e 2.0 TSI, essa último exclusivo da versão topo R-Line. O primeiro bebe etanol e gasolina e gera 150 cv e 25,5 kgfm de torque, sempre com caixa automatizada DSG de dupla embreagem de seis marchas — que agora é banhada a óleo, ao contrário da “caixa seca” conhecida pelos ruídos metálicos e alvo de reclamações.

Já o segundo propulsor (o mesmo usado no Golf GTI) gera 220 cv e 35,7 kgfm de torque e vem atrelado ao câmbio DSG de sete velocidades e tração integral 4Motion. O 1.4 TSI leva o Tiguan de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e máxima de 198 km/h, enquanto o 2.0 TSI cumpre a mesma prova em 6,8 segundos e 223 km/h. Detalhe: a versão R-Line pesa 1.785 kg.

Abaixo, confira os equipamentos de cada uma das versões:

Tiguan Allspace 250 TSI (motor 1.4 turbo, R$ 124.900): cinco lugares, ar-condicionado automático de três zonas, freio de estacionamento elétrico (com função auto-hold, que segura o carro em subidas mesmo que o motorista não pise no freio), sistema start-stop, sensor de chuva, rack de teto e monitor de pressão dos pneus. Há também rodas de 17 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, controles de estabilidade e tração, detector de fadiga, faróis de neblina com função, fixação Isofix e central multimídia Discover Media com tela de 8” e GPS. O teto solar panorâmico é opcional para todas as versões.

Tiguan Allspace Comfortline 250 TSI (motor 1.4 turbo, R$ 149.990): tem sete lugares e soma os itens da 250 TSI, mais frisos cromados, faróis e luzes diurnas em leds, rodas de 18 polegadas, bancos de couro com aquecimento (ajuste elétrico e memórias para motorista), iluminação interna, mesas dobráveis para os passageiros da segunda fileira e câmera de ré

Tiguan Allspace R-Line 350 TSI (motor 2.0 turbo, R$ 179.990): itens da Comfortline, mais pacote visual R-Line, rodas de 19 polegadas, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico, painel de instrumentos digital configurável de 12,3”, chave presencial e faróis com comutação automática. Tem também assistente de estacionamento, controlador de velocidade adaptativo, sistema de detecção de pedestres, controle de descida e seletor de modos de condução.

Veja mais:

>> Honda CR-V chega com motor 1.5 turbo do Civic

>> Com sete lugares, Peugeot 5008 é lançado no Brasil

>> Avaliamos o Chevrolet Equinox, um SUV com fôlego de sobra

Sobre o autor

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar