Destaque Novidades Serviço

O que acontece com quem estaciona em vaga de idoso?

Infração gera multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH
Vaga de estacionamento Idoso (divulgação)

Uma cena muito comum – mas que não deveria ser – são inúmeros casos de pessoas utilizando as vagas preferenciais de idosos para estacionar, seja em shoppings centers, vias públicas e repartições públicas.

Pensando nisso, o CESVI dá algumas dicas para os motoristas que se atrevem a cometer tal infração e desrespeito com quem precisa mesmo dessas vagas.

Vaga de estacionamento (divulgação)

Esse tipo de prática é passível de multa de R$ 293,47 além do motorista receber 7 pontos na CNH (carteira nacional de habilitação). Além disso, o veículo que estiver estacionado em local proibido, como as vagas de idoso, poderá ser guinchado.

Vaga de estacionamento (divulgação)

Para usufruir da vaga exclusiva de idoso é importante lembrar que o usuário deverá ter idade igual ou superior a 60 anos, além de possuir o cartão de estacionamento devidamente cadastrado. O documento deve estar sempre visível quando o veículo estiver estacionado, geralmente apoiado entre o painel e o para-brisa.

Em alguns casos, o veículo até pode ser estacionado por outra pessoa com menos de 60 anos, como um filho ou neto da pessoa idosa, mas é preciso que o titular esteja presente. As vagas podem ser encontradas em vias públicas ou em estacionamentos de estabelecimentos privados ou públicos, com identificação horizontal (pintada no chão) ou vertical (placas).

Veja mais:

>> CESVI dá dicas de como economizar combustível

>> Cesvi dá dicas sobre limite de velocidade

>> Volkswagen garante 7 prêmios na avaliação do CESVI

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva