Destaque Novidades Serviço

Tem dúvidas sobre o que fazer com o carro em tempos de pandemia? Esclareça

Especialista alerta sobre forma correta de higienização e quais produtos devem ser considerados para evitar o contágio pela Covid-19
trânsito
Rodízio municipal em São Paulo (reprodução)

Um estudo realizado pela TempoTem, que pegou como base a cidade de São Paulo, revela o aumento dos serviços automotivos no mês de maio em mais de 50% em comparação com os outros meses de quarentena – introduzida em março. Pelo próprio Google, foi possível notar que a busca por guincho cresceu 29% e por mecânico 40%.

Porém, a recomendação do Governo para evitar a propagação do novo Coronavírus é ficar em casa e, com tantos casos de deslocamento, fica a dúvida: qual a melhor forma de se proteger?

Da mesma maneira que há muitas incertezas sobre a Covid-19, também existem muitas dúvidas sobre formas de prevenção, contaminação e os cuidados que o automóvel necessita durante o período de distanciamento social. “É preocupante ver que as pessoas não estão levando a sério a quarentena. O carro é uma ótima opção para ir ao mercado, farmácia ou em casos de emergência, mas ele não é 100% seguro e requer alguns cuidados”, afirma Amaral, diretora TempoTem, empresa que traz inovações para contratação de serviços.

O carro não pode ficar parado por longos períodos?
Deixar o carro parado por muito tempo também pode danificar algumas peças, mas para os carros que estão com a manutenção em dia, o risco só aparece com mais de uma semana sem uso.

“Para evitar qualquer problema, o ideal é usar o carro uma vez por semana por cerca de 10 ou 20 minutos. Tentar conciliar o uso com a ida no mercado é uma boa forma de não deixar o automóvel inativo muitos dias consecutivos”, explica Bianca.

Higienizar a maçaneta e o volante reduz o risco de contaminação?
Apesar da maçaneta e do volante, de fato, serem itens que os motoristas mais encostam, eles não são os únicos que devem ser higienizados. É preciso fazer o procedimento em todo o automóvel, como câmbio, llaterais da porta, cinto de segurança, painel, além do estofado, chaves e, claro, as mãos.

Higienização
Sabão e pano úmido são aliados no combate ao novo Coronavírus (Auto+)

“Levamos da rua para o carro diversas bactérias e vírus, por isso é recomendado fazer essa higienização completa toda vez que o automóvel for utilizado, mesmo que seja um carro utilizado apenas pela família”, complementa Bianca.

O ar-condicionado pode ser um fator de transmissão da Covid-19?
Com ou sem o risco de contágio pelo novo Coronavírus, a higienização do ar-condicionado é importante para evitar a proliferação de bactérias e fungos no filtro de ar, que podem desencadear problemas respiratórios.

No geral, a recomendação é manter o ambiente arejado, com as janelas abertas, principalmente se houver mais de uma pessoa no carro. E a limpeza completa do sistema deve ser feita a cada seis meses por um profissional.

Qual o melhor produto para higienizar o carro?
Álcool líquido 70%, álcool isopropílico e pano úmido com sabão neutro são as melhores opções para a limpeza do automóvel. “Água oxigenada, álcool em gel e outros produtos fortes para limpeza são eficazes contra o vírus, mas também podem danificar o carro com o uso recorrente”, esclarece Bianca.

o que fazer com o carro ?
Higienização exige álcool 70% para limpeza eficaz (Auto+)

O álcool líquido 70% pode ser utilizado em maçanetas e volante – com a ajuda de um pano e sem excesso de produto -, assim como o pano com sabão neutro. Para higienizar as centrais multimídias, que não podem ter contato com água, a melhor opção é o álcool isopropílico, que é específico para limpar eletrônicos por conter pouca água em sua composição. Na dúvida, consulte a recomendação do fabricante no manual do automóvel.

Carro é opção segura?
A fim de explicar se carro é a opção mais segura de transporte, a especialista esclarece que, “caso o carro não seja compartilhado com outras pessoas, o risco de contágio é menor em comparação aos outros meios de transporte coletivo. Ainda assim, ao sair de casa, o indivíduo não deixa de ter contato com outras pessoas e ambientes que podem estar contaminados.”

Veja mais:

>> Sabe higienizar a moto corretamente?

>> É motorista de aplicativo? Saiba como barrar a Covid-19

>> Toyota Hilux e SW4 mudam na linha 2021

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva