Destaque Mercado

Onix não consegue mais a liderança com Strada e HB20 fortes em março

Depois que tomou o maior tombo de sua vida por conta da crise dos semicontudores, Chevrolet Onix nunca mais conseguiu a liderança de mercado
Chevrolet Onix RS [divulgação]

A força hegemônica do Chevrolet Onix parece ter acabado depois de seis anos à frente do mercado brasileiro. O incontestável rei do mercado de 2015 a 2021 não consegue mais se estabelecer no primeiro lugar no ranking. Desde que o ano começou, esse posto é da Fiat Strada, com o Hyundai HB20 logo na cola.

O Onix até teve uma esperançosa recuperação em fevereiro quando foi o segundo carro mais vendido do Brasil. Contudo, janeiro e agora em março, a posição está nas mãos do Hyundai HB20. O hatch compacto sul-coreano, apesar de toda sua polêmica visual, é um sucesso nas lojas e tem boa fama, o que justifica suas vendas altas.

A reestilização que deve estrear entre o fim desse ano e o começo de 2023 devem dar um fôlego a mais para o HB20, já que estilo hoje é seu ponto negativo mais forte. A Strada mantém a ponta do ranking invicta, apesar das constantes aproximações do modelo da Hyundai. O Onix, por outro lado, ficou em quinto lugar amargurado.

Volkswagen T-Cross 2021
Volkswagen T-Cross [divulgação]
Entre os SUVs, o T-Cross é o destaque com número de vendas quase tão fortes quanto os do Fiat Mobi, um hatch subcompacto que custa metade do que a Volkswagen pelo seu modelo. O papel que o Jeep Renegade tinha de liderar a categoria e ficar na ponta, parece ter passado em 2022 para o T-Cross. Culpa da reestilização que demorou a chegar nas lojas ou da produção baixa?

Destaque vai ainda para o Toyota Corolla Cross em nono lugar aparecendo na lista de carros mais vendidos do Brasil pela segunda vez desde que foi lançado no ano passado. Ele ainda come poeira do Jeep Compass, que está em sétimo lugar. Vale destacar a perigosa proximidade entre Tracker, Compass e Toro no ranking.

Jeep Compass híbrido [Auto+ / João Brigato]
Jeep Compass 4xe [Auto+ / João Brigato]

Carros mais vendidos de março de 2022

  1. Fiat Strada – 7.567 unidades
  2. Hyundai HB20 – 6.908 unidades
  3. Fiat Mobi – 6.581 unidades
  4. Volkswagen T-Cross – 6.549 unidades
  5. Chevrolet Onix – 5.421 unidades
  6. Chevrolet Tracker – 4.748 unidades
  7. Jeep Compass – 4.724 unidades
  8. Fiat Toro – 4.442 unidades
  9. Toyota Corolla Cross – 4.318 unidades
  10. Hyundai Creta – 4.238 unidades

>>Nissan Sentra e Tesla Model Y são os carros mais vendidos da China

>>Novo hatch compacto da Chevrolet vaza: sucessor do Onix?

>>Toyota anuncia investimento no Brasil para fazer o novo Corolla 2024

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar