Destaque Novidades

Nova geração do Astra usará motor 1.6 THP e base de Peugeot 308

Enquanto a atual geração do Opel Astra ainda tem componentes da época da General Motors, novo modelo já estará ligado à Peugeot
Opel Astra (atual geração) [divulgação]
Opel Astra (atual geração) [divulgação]

Já em testes na Europa, a sexta geração do Opel Astra colocará de vez um fim à era General Motors na Opel. O hatch médio será intimamente ligado à terceira geração do Peugeot 308. E novas informações divulgadas por Michael Lohscheller, CEO da Opel, revelaram que até motor THP o novo Astra terá.

Em entrevista ao Automotive News, Lohscheller afirmou que “obviamente compartilhamos a mesma plataforma [com o Peugeot 308]. Isso é um grande benefício da nossa companhia”. A base será a EMP2 já usada em outros modelos da Stellantis, como o Opel Grandland, Citroën C5 X e Peugeot 3008.

Por compartilhar base com o 308 2022, o novo Astra também terá a mesma gama de motores. O hatch médio alemão terá à disposição diversas famílias de motores do lado PSA da Stellantis. Tudo começará com o PureTech 1.2 três cilindros turbo nas verões de 110 cv e 130 cv.

Peugeot 308 2022 [divulgação]
Peugeot 308 2022 [divulgação]

Astra THP

Haverá ainda o diesel BlueHDi 1.5 quatro cilindros de 130 cv. Mas a grande estrela da gama é o motor 1.6 THP quatro cilindros turbo ligado a um sistema elétrico. A variante menos potente entrega 150 cv e a topo de linha vai a 180 cv – ambas com consumo de carro popular por conta do sistema híbrido plug-in.

Futuramente é possível que o novo Opel Astra 2022 use os motores GSE Turbo da Fiat. Isso só será possível por conta do grupo Stellantis. A FCA já tem prontos sistemas híbridos plug-in associados a esses novos motores. Eles são mais potentes e mais econômicos que os THP híbridos da PSA.

Opel Astra (atual geração) [divulgação]
Opel Astra (atual geração) [divulgação]
Além da confirmação sobre a motorização do novo Astra, o CEO da Opel também revelou que a perua terá uma nova geração. Ainda que o mercado esteja voltado cada vez mais para os SUVs, a Europa ainda é uma grande consumidora das peruas. Contudo, o Astra não terá mais variantes além dessa: ou seja, nada de sedã, duas portas ou conversível.

>>Novo Peugeot 308 promete ser o pior pesadelo do Volkswagen Golf

>>Cinco versões legais do Chevrolet Astra que não tivemos no Brasil

>>Stellantis (Fiat e Peugeot) é líder na Europa e supera grupo Volkswagen

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar