Curiosidades Destaque

Os 10 carros mais lentos do Brasil

Com tempos de 0 a 100 km/h que duram uma eternidade, esses são os dez carros mais lentos vendidos no Brasil
Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]
Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]

Hoje em dia temos carros elétricos cada vez mais rápidos e modelos compactos 1.0 turbo chegando aos 100 km/h antes que muito esportivo dos anos 1980. Mas pouco se fala sobre os lerdos. Mas quais são os carros mais lentos do Brasil? Daqueles que andam tão devagar que precisam de um monge tibetano ao volante para ter paciência para ganhar velocidade.

Selecionamos aqui a lista com os dez carros que mais demoram a chegar aos 100 km/h com base nas informações fornecidas pela Jato Dynamics. Vale ressaltar que modelos estritamente comerciais como vans, furgões e caminhões urbanos foram removidos do top 10, mas picapes e caminhonetes estão inclusas por serem comprados por consumidores comuns.

  1. Ford Ranger 2.2 – 15 segundos

Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]
Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]
Essa pegará muitos de surpresa, mas entre os carros mais lentos do Brasil, o que tem o pior tempo e 0 a 100 km/h não é um hatch compacto 1.0 barato. A realidade é que a Ford Ranger nas versões equipadas com motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel de 160 cv e 39 kgfm de torque consegue ser mais lenta que qualquer um dos carros 0 km vendidos hoje no nosso país.

  1. Fiat Mobi Trekking – 14,9 segundos

carros
Fiat Mobi Trekking [Auto+ / João Brigato]
Apesar de usar o mesmo motor, o Fiat Mobi está em duas posições diferentes no ranking. São 74 cv e 9,7 kgfm de torque tanto no Easy quanto no Trekking. Contudo, o modelo aventureiro pesa 9 kg a mais e rack de teto. Ou seja, a pouca diferença faz dele 0,9 segundo mais lento que o Mobi de entrada e o coloca como segundo carro mais lento do Brasil.

  1. Hyundai HB20 e HB20S 1.0 – 14,5 segundos

carros
Hyundai HB20 Sense [Auto+ / João Brigato]
Empatados em 14,5 segundos em temo de 0 a 100 km/h, os irmãos HB20 e HB20S da Hyundai tem o mesmo motor, mas algumas diferenças. O hatch pesa 989 kg contra 1.015 kg do sedã, mas o modelo três volumes têm melhor aerodinâmica, o que reflete também no consumo. Com 80 cv e 10,2 kgfm de torque, deveriam ter números melhores.

  1. Suzuki Jimny – 14,1 segundos

carros
Suzuki Jimny (divulgação)

Apesar de ainda não ter tido seus números de potência, consumo e performance liberados com o novo acerto para o Proconve L7, o Suzuki Jimny por enquanto fica em quarto lugar. Um dos SUVs mais parrudos do mercado, apesar de pequeno, ele demora 14,1 segundos para chegar aos 100 km/h por conta de seu motor 1.3 a gasolina com 85 cv e 11,2 kgfm de torque.

  1. Fiat Mobi Like – 14 segundos

carros baratos
Fiat Mobi Like [divulgação]
Quase um segundo mais rápido que o Mobi Trekking, o Like usa o mesmo motor 1.0 quatro cilindros aspirado de 74 cv e 9,7 kgfm de torque. Ele hoje é, entre os carros 0km, o mais barato do Brasil, mas também é o quinto mais lento.

  1. Volkswagen Voyage MPI – 13,5 segundos

carros
Volkswagen Voyage (divulgação)

Enquanto HB20 e HB20S tem o mesmo tempo de 0 a 100 km/h, os irmãos Gol e Voyage se diferenciam por 0,1 segundo. O sedã pesa 1.025 kg contra 1.009 kg do hatch. Mas ambos são empurrados por um motor 1.0 três cilindros aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm de torque que aparecerá na lista também em outro carro.

  1. Fiat Argo 1.0, Peugeot 208 1.0 VW Gol MPI – 13,4 segundos

Fiat Argo 1.0 [Auto+ / João Brigato]
Fiat Argo 1.0 [Auto+ / João Brigato]
Por conta do 0,1 segundo mais rápido que o do Voyage, o Volkswagen Gol conseguiu empatar em sétimo lugar com o Fiat Argo e Peugeot 208 na lista dos carros mais lentos do Brasil. Ambos tem motor 1.0 três cilindros aspirado, mas o Fiat entrega 75 cv e 10,7 kgfm de torque. O motor recentemente chegou ao Peugeot 208, que garantiu seu lugar na lista.

  1. Renault Kwid, Logan e Sandero – 13,2 segundos

Renault Kwid Intense [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid Intense [Auto+ / João Brigato]
Três modelos da Renault, todos equipados com motor 1.0 três cilindros SCe, mas com diferenças na ficha técnica. O Kwid tem 71 cv e 10 kgfm de torque, mas pesaa apenas 820 kg, por isso empata com Logan e Sandero. Os irmãos maiores também chegam aos 100 km/h em 13,2 segundos, mas entregam 82 cv e 10,5 kgfm pesando exatamente os mesmos 1.035 kg.

  1. Volkswagen Polo MPI – 13 segundos

Volkswagen Polo [divulgação]
Volkswagen Polo [divulgação]
Meio segundo mais rápido que o Voyage e 0,4 segundos menos devagar que o Gol, o Polo MPI tem exatamente a mesma potência e torque dos irmãos: 84 cv e 10,4 kgfm. Contudo, o acerto de câmbio diferente privilegia desempenho no Polo. Tanto que, mesmo pesando 1.058 kg, chega aos 100 km/h mais rápido que Gol e Voyage.

  1. Renault Oroch 1.6 – 12,5 segundos

Renault Oroch 2023 [divulgação]
Renault Oroch 2023 [divulgação]
A lista começa e termina com uma caminhonete, tendo somente os dois modelos da ponta e o Suzuki Jimny como únicos carros não equipados com motor 1.0 aspirado. Com seu 1.6 aspirado de 120 cv e 16,2 kgfm de torque, a Oroch chega aos 100 km/h em 12,5 segundos. Ainda bem que a Renault agora oferece motor 1.3 turbo para a picape, que faz o mesmo em 9,8 segundos.

>>Hyundai vendeu 239 mil carros com cintos que podem explodir

>>5 carros com interiores tão feios quanto o Mundo Invertido

>>Os 10 carros mais caros já vendidos no mundo

Sobre o autor

João Brigato

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Interessante tenho uma RANGER dessa 2.2 com 160cv e também uma F-350 2.8 com 150cv quando saio da F-350 para a RANGER a RANGER parece ser o carro mais rápido do mundo

    • Oi Olávio, cuidado com as comparações. A reportagem avaliou somente pickups compradas por consumidores comuns ( esse foi o termo usado na reportagem). Talvez eles quiserem dizer, com CNH categoria B. Para o F350 já é caminhão e a categoria muda. Mesmo assim, se for a F-250, você pode estar certo, mas avalie porque a F-250 versão cabine simples pesa 2.4 toneladas e a 4×4 quase 3 toneladas. Se for dupla, mais pesada ainda. Eu acho que é isso.

  • Esqueceram do Ford fiesta sedã 1.0 Horrível. Um Fusca tem mais força que aquela desgraça. Tive o desprazer de dirigir um na empresa que trabalhava. Muito ruim carro sedã 1.0 chega ser desprezível.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva